Bitcoin opera em alta após decisão de juros pelo Federal Reserve (Fed). (Imagem: Adobe Stock)
O bitcoin operou em alta nesta quarta-feira (28), dando continuidade a rali de três dias operando no positivo, diante das incertezas políticas nos EUA e em sessão que teve como destaque a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. O movimento ocorreu apesar da recuperação do dólar, um dia após atingir mínimas em anos contra várias divisas.
Por volta das 17h40 (em Brasília), o bitcoin avançava 0,51%, a US$ 89.328,41. Já o ethereum também subia 0,51%, a US$ 3.017,35, de acordo com a plataforma Binance.
As turbulências geopolíticas e a possibilidade de novo shutdown do governo dos EUA geraram nervosismo em torno dos ativos americanos nos últimos dias, incluindo o dólar. O bitcoin e a moeda americana geralmente se movem em direções opostas, com a criptomoeda se valorizando quando o dólar é alvo de fuga dos investidores.
Para a newsletter Crypto is Macro, um dólar forte torna as exportações dos EUA mais caras em termos de moeda local, o que prejudica a produção industrial americana.
“Portanto, para incentivar o retorno da manufatura para os EUA, um dólar mais fraco é essencial”.
Além do dólar, o Federal Reserve (Fed) manteve as taxas de juros estáveis nesta quarta-feira, conforme o esperado. O mercado de criptomoedas pouco reagiu após a decisão, ainda que uma taxa de juros estável também possa encorajar os investidores a assumir mais riscos, beneficiando ativos como o bitcoin, segundo analistas.