O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Adobe Stock)
O bitcoin intensificou a queda à medida que investidores digerem dados econômicos dos EUA, como o Índice de Gerentes de Compras (PMI) medido pelo ISM de Chicago e o sentimento do consumidor medido pela Universidade de Michigan, ambos aquém das expectativas de analistas.
O mercado ainda avalia declarações do diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Christopher Waller, de que apoiaria um corte de 25 pontos-base na taxa de juros em setembro, mas sem considerar necessário um corte maior, de 50 pb.
“Os mercados parecem evitar precificar qualquer mudança substancialmente mais dovish (amena) no Fed, além do que pode ser deduzido a partir dos dados”, segundo o ING.
Dados econômicos nos EUA contrariam expectativas
O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, caiu de 61,7 em julho para 58,2 em agosto, segundo levantamento final divulgado pela instituição nesta sexta-feira. O resultado veio abaixo do esperado por analistas consultados pela FactSet e da leitura preliminar do mês, ambos de 58,6.
Já o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) de Chicago caiu entre julho e agosto, de 47,1 para 41,5, segundo pesquisa divulgada pela instituição nesta sexta-feira. O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta do indicador a 48,3 neste mês.
Na contramão, o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em julho ante junho, dentro das expectativas, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Comércio. Na comparação anual, houve alta de 2,6% em julho.
“Uma leitura um pouco mais alta poderia provocar uma reação modestamente positiva do dólar, mas a barra para reconsiderar a forte sinalização de um corte de juros em setembro é alta após os comentários dovish (ameno) de Powell em Jackson Hole”, diz o banco holandês ING, que esperava alta de 0,03% em julho.
O PCE americano é a métrica de inflação preferida do Federal Reserve.
Às 11h43 (de Brasília), o bitcoin caía 3,71%, a US$ 108.648,63, enquanto o ethereum recuava 2,39%, a US$ 4.489,12, segundo a Binance.