“Reiteramos a nossa classificação de compra, uma vez que 2023 é um ano de normalização após a liquidação dos preços agrícolas, e continuamos construtivos relativamente ao plano de expansão da empresa”, disse a analista Isabella Simonato em nota. O relatório da instituição financeira foi divulgado após o balanço da 3tentos.
Segundo o comunicado, a queda nas vendas no varejo se deu por três fatores: piora no mix regional, com maior participação de Mato Grosso, atraso nas vendas no Rio Grande do Sul devido a questões logísticas e margens mais baixas em sementes. “A administração espera que as margens convirjam para níveis históricos ao longo do tempo, mas atrasamos nossa expectativa em um ano para entender melhor o efeito mix”, afirmou a analista no relatório.
Em contrapartida, o menor resultado no varejo foi parcialmente compensado pelo desempenho além do esperado no segmento de grãos e de indústrias. “Neste último, a margem bruta foi de 11,9%, contra a nossa de 11,3%, ajudada pelo ramp-up da unidade de Vera em Mato Grosso e pelo menor preço de aquisição da soja”, completou Simionato.