- O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em seis estados do país, e não é um feriado nacional.
- A Bolsa de São Paulo funcionará normalmente na data. Agências bancárias dos estados que aderiram ao feriado não abrirão ao público.
Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. A data não é um feriado nacional, mas garante um dia de folga em seis estados do País: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Saiba o que abre e o que fecha nesse dia.
Bolsa de Valores
Apesar de São Paulo ser um dos estados que aderiram ao feriado, a B3 manteve seu horário normal de funcionamento e abrirá durante toda a semana, inclusive na segunda-feira. Todos os sistemas e canais de atendimento a clientes da Bolsa funcionarão da forma habitual.
Leia também
Haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos na Câmara B3. O horário para negociação e liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto também permanece o mesmo.
Bancos
Agências de instituições bancárias localizadas nos estados que aderiram ao feriado não terão atendimento presencial ao público no dia 20, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Os clientes poderão acessar os caixas eletrônicos, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 20 poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado. Ou seja, na terça-feira (21).
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Ainda de acordo com o diretor, normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos