Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta, à espera de decisão do Fed

O índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,90%, a 407,05 pontos, às 12h43

Bolsas da Europa fecham em alta, à espera de decisão do Fed
Banco Central Europeu e o horizonte de Frankfurt ao pôr do sol. Foto: Envato Elements

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, na esteira dos ganhos em Wall Street e com a decisão do Federal Reserve (Fed) desta tarde no radar. O avanço se deu apesar da pressão pelo presidente russo, Vladimir Putin, e o anúncio de mobilização parcial de tropas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,90%, a 407,05 pontos, às 12h43 (de Brasília). Em Londres, o FTSE 100 fechou com alta de 0,63%, a 7.237,64 pontos, e em Paris, o CAC 40 avançou 0,87%, a 6.031,33 pontos.

No continente, as bolsas abriram em leve baixa, com o anúncio de Putin de que irá realizar uma mobilização parcial das tropas no país, por conta da guerra na Ucrânia. Analista-chefe de mercados na CMC Markets, Michael Hewson afirma que a notícia de movimentar 300 mil reservistas diante das perdas recentes serviram como lembrete de que a Rússia ianda terá a opção de usar armas nucleares caso sua integridade territorial esteja ameaçada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Como um exercício para aumentar a aposta, é uma intervenção notável, mas também é um lembrete de como a guerra está indo mal para a Rússia e de que os ganhos atuais pelas forças ucranianas são às custas da Rússia”, diz Hewson, que avalia que as armas nucleares sequer estariam em debate se a guerra estivesse a favor de Moscou.

Diante do anúncio, os ativos do petróleo subiram 3% no mercado futuro, antes de perder forças ao longo da manhã. Ainda quando energia, a Alemanha fechou acordo hoje para nacionalizar a Uniper, gigante do setor. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,76%, a 12.767,15 pontos. Já em Milão, o FTSE MIB teve alta de 1,20%, 22.035,81, às vésperas da eleição italiano no domingo, 25.

Ao longo da sessão, o foco voltou à decisão do Fed, que será anunciada nesta tarde. A expectativa entre analistas e operadores é de alta de juros de 75 pontos-base. Já no Banco Central Europeu (BCE), o vice-presidente Luis de Guindos disse que a política monetária tem que seguir contribuindo para conter a inflação e que nem mesmo uma recessão na zona do euro seria suficiente para conter os preços na região.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 subiu 0,20%, a 5.783,85 pontos, e o IBEX 35 teve queda marginal de 0,01%, a 7.872,20 pontos, na leitura preliminar.