Os mercados acionários de Nova York tiveram sessão volátil. Após abertura positiva, o ambiente piorou após dois indicadores dos Estados Unidos que podem reforçar a expectativa de aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Alguns dirigentes do BC dos EUA se pronunciaram, e nesse quadro o índice S&P 500 atingiu mínima intraday desde novembro de 2020.
Leia também
O índice Dow Jones fechou em queda de 0,43%, em 29.134,99 pontos, o S&P 500 recuou 0,21%, a 3.647,29 pontos, e o Nasdaq avançou 0,25%, a 10.829,50 pontos.
Na agenda de indicadores, as vendas de moradias novas cresceram bem acima do esperado em agosto ante julho nos EUA. O índice de confiança do consumidor do Conference Board avançou em setembro, também acima do esperado, e as bolsas americanas reagiram aos dados com piora. Sinais de força da economia podem ser positivos para as bolsas, mas neste caso pesou mais a percepção de que o Fed pode ser mais duro no aperto monetário.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os dirigentes do Fed, James Bullard (St. Louis) defendeu a necessidade de mais altas de juros nas próximas reuniões e disse que é preciso agir enquanto o mercado de trabalho está forte. Já Neel Kashkari (Minneapolis) vê o Fed em “ritmo apropriadamente agressivo” na política monetária para conter a inflação.
O presidente da distrital de Chicago, Charles Evans, se mostrou “apreensivo” em relação às altas de juros, mas também defendeu que é prioridade controlar a inflação. Já o presidente do Fed, Jerome Powell, destacou a importância de uma regulação bem pensada, a fim de evitar problemas estruturais de finanças descentralizadas.
Entre os setores do S&P 500, energia registrou ganhos, apoiado pela alta do petróleo. Tecnologia também subiu, mas financeiro, industrial e serviços de comunicação estiveram entre as baixas. Entre algumas ações importantes, Goldman Sachs caiu 1,10%, JPMorgan recuou 0,88% e Citigroup teve queda de 0,93%, entre os bancos.
ExxonMobil avançou 2,10% e Chesapeake Energy subiu 0,88%. Apple registrou alta de 0,66%, Amazon recuou 0,64%, Meta perdeu 1,44% e Alphabet caiu 0,68%. O papel da Boeing, por sua vez, subiu 0,13%.
Publicidade