(Sergio Caldas, Estadão Conteúdo) — As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta quinta-feira, enquanto investidores aguardam o início do simpósio do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Jackson Hole e ata de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), em busca de sinalizações sobre o futuro da política monetária.
Leia também
Por volta das 6h20 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,42%, a 433,86 pontos.
Desde o começo da semana, os negócios na Europa são marcados por um clima de cautela antes do simpósio anual do Fed em Jackson Hole (Wyoming), que começa hoje, mas terá como ponto alto discurso do presidente do BC americano, Jerome Powell, nesta sexta-feira (26).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A grande dúvida é se o Fed elevará juros em 75 pontos-base pela terceira vez consecutiva, em setembro, ou se optará por um ajuste mais moderado, de 50 pontos-base. Dados mostraram que a inflação dos EUA desacelerou, mas permanece em níveis muito acima da meta oficial de 2% do Fed.
Também no radar está a perspectiva dos juros na zona do euro. Logo mais, às 8h30 (de Brasília), o BCE divulga ata da reunião de política monetária de julho, quando elevou seus juros básicos em 50 pontos-base, no primeiro aumento das taxas desde 2011, em meio à inflação recorde alimentada pelos efeitos da guerra da Rússia na Ucrânia.
Nas últimas horas, foram publicados dados de crescimento e confiança da Alemanha. O PIB da maior economia da Europa cresceu 0,1% no segundo trimestre ante o primeiro, segundo revisão da Destatis. O resultado veio um pouco melhor do que o cálculo original, de estagnação no período. O instituto alemão Ifo, no entanto, prevê que a economia alemã irá se contrair neste terceiro trimestre, após revelar nova queda marginal no índice de sentimento das empresas do país.
Nos EUA, será divulgada nesta manhã revisão do PIB e de números de inflação medidos pelo PCE – medida preferida do Fed – referentes ao segundo trimestre.
Publicidade
Às 6h35 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,40%, a de Frankfurt avançava 0,24% e a de Paris se valorizava 0,16%. Já as de Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,31% e 0,26%, respectivamente. Exceção, a de Milão caía 0,08%.
*Com informações da Dow Jones Newswires