Últimas notícias

Bolsas da Ásia caem com pandemia e temor de regulação na China

Na China continental, o índice Xangai Composto recuou 0,7%, a 3.550,40 pontos

Bolsas da Ásia caem com pandemia e temor de regulação na China
Homem com máscara em uma bolsa de valores (Foto: Aly Song/Reuters)

(Estadão Conteúdo) – As bolsas asiáticas fecharam o último pregão da semana majoritariamente em queda. Nesta sexta-feira, 23, predominou novamente a incerteza em relação à pandemia de covid-19, com o avanço da variante delta do coronavírus, o que já havia derrubado os mercados na segunda-feira, 19. Também houve preocupação com possíveis regulações na China contra empresas de tecnologia como a Didi Global.

Na China continental, o índice Xangai Composto recuou 0,7%, a 3.550,40 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1,4%, a 2.468,14 pontos. Ações de farmacêuticas lideraram as perdas. No Japão, um feriado manteve os mercados fechados pelo segundo dia consecutivo e, portanto, o índice Nikkei não abriu. “As ações asiáticas foram negociadas de forma lateral nesta sexta-feira, refletindo a volatilidade dos preços em Wall Street na sessão anterior”, disse o analista Anderson Alves, da ActivTrades, em um comentário. “No entanto, as preocupações com a pandemia continuam pesando no mercado”, acrescentou.

Além disso, há preocupação com o cerco regulatório da China. Ontem, a Bloomberg noticiou que autoridades de Pequim consideram impor penalidades, talvez sem precedentes, à Didi Global, que recentemente abriu capital em Nova York. O país asiático vê a decisão da companhia tecnológica de transporte privado de realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) nos EUA como uma afronta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Hong Kong, o Hang Seng encerrou com perda de 1,4%, a 27.321,98 pontos, pressionado para baixo por ações relacionadas ao consumo, que recuaram diante da piora da pandemia no continente asiático.

O Kospi, por outro lado, subiu 0,1% em Seul, a 3.254,42 pontos. Na bolsa sul-coreana, o otimismo com a temporada de balanços de empresas superou a incerteza relacionada à variante delta do coronavírus, que tem levado a mais restrições às atividades econômicas.

Na Oceania, a bolsa da Austrália avançou mesmo após um estado do país decretar emergência por conta da piora da pandemia de covid-19. O S&P/ASX 200 registrou alta hoje de 0,1% em Sydney, a 7.394,4 pontos. O índice acionário renovou a máxima histórica de fechamento pelo segundo dia consecutivo.