As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira (14), com investidores incertos sobre o futuro da política de combate à covid-19 da China. Na última semana, houve notícias de um relaxamento de algumas medidas da política de covid-zero, mas o recrudescimento das restrições em Guangzhou durante o fim de semana voltou a impor cautela às bolsas. O mercado ainda operou de olho na reunião entre o presidente chinês, Xi Jinping, e americano, Joe Biden, durante a cúpula de líderes do G20, que começou hoje.
Leia também
A bolsa de Xangai fechou em queda de 0,13%, a 3.083,40 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen composto recuou 0,26%, a 2.012,81 pontos. Após o anúncio do relaxamento permanente de algumas restrições ligadas à covid-zero, investidores voltaram a ficar cautelosos com após um distrito de 1,8 milhão de habitantes na metrópole de Guangzhou, no sul da China, obrigar todos os cidadãos a ficarem em casa para testes de covid-19, enquanto uma grande cidade do sudoeste do país fechou escolas diante de outro aumento nas infecções.
O mercado chinês operou ainda de olho na reunião entre Biden e Xi, que ocorre nesta manhã. Segundo a Associated Press, o mandatário americano disse que os dois líderes têm dever de mostrar que a China e os EUA têm condição de “lidar com suas diferenças” e “prevenir que a competição se torne conflito”, com objetivo de “encontrar formas de trabalhar juntos” para solucionar problemas globais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em Tóquio, o índice Nikkei baixou 1,06%, a 27.963,47 pontos, e teve o pior desempenho entre as principais praças asiáticas hoje. O movimento ocorreu diante de falas do presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, que disse que há sinais de que a inflação no Japão está desacelerando, o que reforça a manutenção da política monetária ultra-acomodatícia do BC.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng contrariou o movimento geral e subiu 1,70%, a 17.619,71 pontos, impulsionado por ações do setor imobiliário, diante da notícia de que a China planeja um amplo resgate ao setor, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg. Entre os destaques, a Country Garden Holdings disparou 45,54%, e a Longfor Group Holdings fechou com ganhos de 26,71%.
Outra exceção hoje, o índice Taiex, de Taiwan, 1,19% hoje, a 14.174,90 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,34%, a 2.474,65 pontos. Por fim, o índice S&&P 200/ASX, da bolsa de Sidney, fechou com baixa de 0,16%, a 7.146,30 pontos.
*Com informações de Associated Press
Publicidade