(Estadão Conteúdo) – As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, impulsionadas pela temporada de balanços de empresas do continente e pelo forte volume de encomendas à indústria alemã em junho. Único dentre os principais mercados acionários da Europa a registrar queda hoje, a bolsa de Londres operou em baixa em meio à expectativa pela decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), e se manteve no negativo após a divulgação do comunicado do BC britânico.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,37%, aos 469,96 pontos.
Na manhã de hoje, o BoE anunciou que decidiu manter a atual taxa de juros no Reino Unido em 0,10%, em decisão unânime, enquanto o volume do programa de relaxamento quantitativo também foi mantido, por sete votos a um. Apesar do anúncio ter sido um alívio para os mercados, como define o TD Securities em relatório, investidores também acompanharam comentários do presidente do BoE, Andrew Bailey, sinalizando para um eventual aperto monetário.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em coletiva de imprensa após a decisão, o banqueiro central afirmou que um aperto “modesto” talvez seja necessário caso a economia britânica csiga evoluindo dentro das previsões do BC. Ele ainda destacou que a taxa de juros segue como principal instrumento de política monetária do BoE.
Entre ações, mineradores lideraram as perdas do índice de referência FTSE 100, que terminou o dia com baixa de 0,05%, aos 7.120,43 pontos. De olho em impactos da demanda chinesa por metais em meio ao avanço do coronavírus no gigante asiático, Anglo American caiu 5,04%, Rio Tinto cedeu 4,21% e BHP recuou 3,80%. O Lloyds Banking Group também se destacou negativamente, em baixa de 1,57%, após o Goldman Sachs rebaixar a ação da empresa para posição de venda, segunda a Reuters.
O dia no restante dos mercados europeus, no entanto, foi positivo. O índice parisiense CAC 40 subiu 0,52%, aos 6.781,19 pontos, puxada pela alta de 4,85% da imobiliária Unibail-Rodamco-Westfield. Entre balanços, o Crédit Agricole superou as expectativas de lucro no segundo trimestre, mas a ação do banco caiu 0,30% na bolsa de Paris.
Já em Frankfurt, o índice DAX fechou em alta de 0,33%, aos 15.744,67. A Lufthansa acumulou ganhos de 2,17% hoje, após a empresa reduzir prejuízo no trimestre passado. A bolsa alemã também foi impulsionada pelo avanço de 4,1% das encomendas à indústria do país em junho ante maio, bem acima da previsão de alta mensal de 1,5% de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.
Publicidade
Entre os índices europeus, o FTSE MIB, de Milão, subiu 0,69%, aos 25.665,55 pontos, o madrilenho IBEX 35 avançou 0,50%, aos 8.836,50 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, fechou com ganhos de 0,39%, aos 5.132,02 pontos.