Publicidade

Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em queda de mais de 2%

As bolsas da Europa fecharam em queda de mais de 2% nesta terça-feira, depois que dados negativos ampliaram os temores de recessão na região e derrubaram o euro ao menor nível em quase duas décadas ante o dólar. O índice Stoxx 600, que reúne as principais empresas de capital aberto listadas na região, encerrou a sessão em baixa de 2,11%, a 400,68 pontos. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido teve inesperada alta em junho, de acordo com a S&P Global. O mesmo indicador, no entanto, caiu na Alemanha e na zona do euro. Para a Capital Economics, o resultado sugere contínuas pressões inflacionárias e redução do crescimento econômico.

“Os PMIs compostos finais de junho confirmaram a mensagem do comunicado de que a atividade está diminuindo e que as empresas esperam condições mais fracas à frente”, avalia. Os dados ajudaram a levar o euro às mínimas desde dezembro de 2002, a US$ 1,0260 por volta 12h (de Brasília).

Em relatório sobre condições financeiras, o Banco da Inglaterra (BCE) afirmou que as perspectivas se “deterioraram materialmente” no mundo, após a guerra entre Rússia e Ucrânia alimentar pressões inflacionárias. Para o BC britânico, os desequilíbrios podem enfraquecer ainda mais o crescimento e provocar estresse nos mercados. O bloco está particularmente exposto a dúvidas sobre a política energética em meio a turbulências no fornecimento de gás natural. O preço da commodity disparou hoje, depois que a Equinor, da Noruega, fechou temporariamente três campos de petróleo e gás onde trabalhadores entraram em greve, em desdobramento que intensifica os problemas regionais de abastecimento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse cenário, o índice FTSE 100, referência na Bolsa de Londres, caiu 2,86%, a 7.025,47 pontos. O tombo das commodities penalizou sobretudo as ações das petroleiras Shell (-8,49%) e BP (-7,01%), além das mineradoras Anglo American (-8,27%) e Antofagasta (-7,90%). Em Frankfurt, o índice DAX perdeu 2,91%, a 12.401,20 pontos, enquanto em Paris, o CAC 40 baixou 2,68%, a 5.794,96 pontos. Já em Milão, o FTSE MIB se desvalorizou 2,99%, a 20.705,06 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
>