As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta quinta-feira, buscando se recuperar de perdas nos dois pregões anteriores, embora persistam temores sobre a inflação elevada e a perspectiva de mais aumentos de juros agressivos.
Leia também
Por volta das 7h10 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,14%, a 418,09 pontos.
As ações de bancos, que tendem a se beneficiar num ambiente de juros mais altos, se destacam nos negócios da manhã. No horário acima, o subíndice do setor bancário do Stoxx 600 tinha alta de 1,5%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar do tom positivo, investidores na Europa seguem atentos a sinais de deterioração da economia e ao horizonte de mais aperto monetário.
Em discurso mais cedo, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que a zona do euro enfrenta uma perspectiva desafiadora, com pressões inflacionárias se fortalecendo e ampliando e expectativa de significativa desaceleração econômica.
Guindos ressaltou, no entanto, que a política monetária do BCE continua sendo acomodatícia, embora a instituição tenha elevado suas principais taxas de juros em 1,25 ponto porcentual desde julho.
Dados da Eurostat mostraram hoje que a zona do euro registrou déficit comercial recorde de 40,3 bilhões de euros em julho, à medida que as exportações do bloco caíram 1,7% e as importações cresceram 1,5% em relação ao mês anterior.
Publicidade
Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para dados econômicos dos EUA, incluindo do varejo e da indústria, que ajudarão a calibrar apostas para o próximo aumento de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira (21).
Às 7h26 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,53%, a de Frankfurt avançava 0,25% e a de Milão se valorizava 0,41%. Já as de Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,66% e 0,29%, respectivamente. Exceção, a de Paris recuava 0,21%.