Tempo Real

Bolsas da Europa operam mistas, com resultados do PIB na Europa

Ainda nesta terça-feira, a Alemanha divulga números preliminares de inflação ao consumidor (CPI)

Bolsas da Europa operam mistas, com resultados do PIB na Europa
União Europeia (Foto: Envato Elements)

As bolsas europeias hoje operam sem direção única e com variações modestas, enquanto investidores avaliam dados de crescimento da zona do euro e seguem repercutindo balanços corporativos, também demonstrando cautela antes de decisões de juros nos EUA e no Reino Unido.

Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,38%, a 513,75 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro avançou 0,3% no segundo trimestre ante o primeiro. O resultado foi maior do que o esperado, apesar de uma inesperada contração da economia da Alemanha, a maior da Europa. Em outras partes do bloco, França e Espanha cresceram mais do que o previsto e Itália teve desempenho em linha com as expectativas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nas próximas horas, a Alemanha divulga números preliminares de inflação ao consumidor (CPI).

Da temporada de balanços, destaque para o Standard Chartered, que lucrou menos do que se previa no segundo trimestre, mas anunciou uma recompra de ações de US$ 1,5 bilhão. No horário acima, o papel do banco britânico saltava 6%.

Ainda no mercado inglês, a petrolífera BP subia 1,2%, depois de superar expectativas de lucro e elevar seu dividendo.

No começo da manhã (de Brasília), dentre as principais bolsas europeias, a de Londres caía 0,30%, a de Paris subia 0,41% e a de Frankfurt avançava 0,33%. Já as de Milão e Madri tinham altas de 0,40% e 0,31%, respectivamente, enquanto a de Lisboa recuava 0,71%.

As variações moderadas na Europa também sugerem cautela antes de decisões de política monetária nos EUA, na quarta-feira (31), e no Reino Unido, na quinta-feira (01). O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deverá mais uma vez deixar seus juros inalterados, mas há possibilidade de que o Banco da Inglaterra (BoE) corte sua taxa básica, segundo alguns analistas.

Publicidade