As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta terça-feira (20), após a breve recuperação de ontem, à medida que persistem temores de que a tendência de aperto monetário leve a economia global a uma recessão. Hoje, o Banco do Japão (BoJ) surpreendeu ao fazer um ajuste em sua política que permitirá que juros de longo prazo subam mais.
Leia também
Por volta das 6h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,50%, a 423,73 pontos.
O mau humor na Europa tem predominado desde a semana passada, quando o americano Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e o suíço SNB elevaram seus juros básicos em 50 pontos-base.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No começo da madrugada, o BoJ manteve sua taxa de depósitos em -0,1%, mas inesperadamente alargou a banda de variação dos juros dos JGBs, como são conhecidos os bônus do governo do Japão. O gesto foi amplamente interpretado como o início do possível fim da política ultra-acomodatícia do BoJ, embora seu presidente, Haruhiko Kuroda, tenha negado que seja essa a intenção.
Complicando ainda mais a perspectiva econômica mundial, o Banco Mundial reduziu drasticamente suas projeções de crescimento da China para este e o próximo ano. Para 2022, a previsão de alta do PIB chinês foi cortada de 4,3% para 2,7%. Para o ano que vem, de 5,2% a 4,3%.
Mais cedo, dados da Alemanha mostraram que a inflação ao produtor desacelerou em novembro, embora permaneça em níveis bastante elevados. Nas próximas horas, a Comissão Europeia divulga levantamento preliminar sobre confiança do consumidor da zona do euro.
Às 6h35 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,13%, a de Frankfurt recuava 0,30% e a de Paris se desvalorizava 0,61%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,66%, 0,09% e 0,50%, respectivamente.
Publicidade