As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta segunda-feira (27), com perdas lideradas por ações de tecnologia, em uma semana agitada que trará decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e uma série de balanços corporativos da região.
Leia também
Por volta das 7h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,64%, a 526,68 pontos. Apenas o subíndice de tecnologia amargava queda de 5,5%, após relatos de que a startup chinesa DeepSeek desenvolveu um poderoso modelo de inteligência artificial (IA) por um valor relativamente baixo e utilizando chips menos avançados.
Leia mais: Conheça a startup chinesa de IA que está dando trabalho para OpenAI e Google
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mais adiante, na quinta-feira (30), o BCE anuncia decisão de política monetária, quando provavelmente voltará a cortar seu juro básico. Antes disso, na quarta-feira (29), a expectativa é de que o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) deixe seus juros inalterados, após reduzi-los por três vezes consecutivas na segunda metade de 2024.
Da temporada de balanços da Europa, destaque positivo para a Ryanair, cuja ação saltava 3,8% em Londres, após a companhia aérea de baixo custo divulgar resultados melhores do que o esperado. Nos próximos dias, estão previstos informes trimestrais de Deutsche Bank, Shell, ASML e LVMH.
No noticiário macroeconômico, o índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha subiu para 85,1 pontos em janeiro, graças a uma melhora na avaliação das condições atuais. As expectativas para mais adiante, no entanto, se deterioraram neste mês.
Desempenho das bolsas europeias: Londres, Paris, Frankfurt e mais
No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:
- a bolsa de Londres caía 0,19%;
- a bolsa de Paris recuava 0,84%;
- a bolsa de Frankfurt cedia 1,28%;
- em outros países da Europa, a bolsa de Milão alta de 0,31% em Madri recuava 0,30%.
Fique atento ao longo do dia para mais informações sobre as bolsas europeias hoje.