Últimas notícias

Bolsas de NY fecham em baixa, com eleições dos EUA e expectativa por CPI

Bolsas de NY fecham em baixa, com eleições dos EUA e expectativa por CPI
(Foto: Envato)
  • Amanhã, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano será divulgado, e deve apontar parte dos próximos passos do Federal Reserve (Fed)
  • A principal conclusão dos resultados das eleições até agora é provavelmente um governo misto

As bolsas de Nova York fecharam em baixa hoje, em uma sessão atenta aos resultados das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos. A apuração deixou algumas dúvidas, como o controle do Senado, mas indica que os democratas não terão maioria no Congresso, com os republicanos provavelmente comandando a Câmara dos Representantes.

Amanhã, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano será divulgado, e deve apontar parte dos próximos passos do Federal Reserve (Fed). No fechamento, o Dow Jones caiu 1,95%, aos 32.513,94 pontos, o S&P 500 perdeu 2,08%, aos 3.748,57 pontos, e o Nasdaq teve queda de 2,48%, aos 10.353,18 pontos. Para a LPL Markets, a principal conclusão dos resultados das eleições até agora é provavelmente um governo misto. A avaliação é de que continua a ser visto como uma configuração favorável ao mercado em geral.

“Ainda há contas a serem feitas em algumas disputas importantes, mas ainda é muito provável que os republicanos assumam a Câmara”, lembra.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Historicamente, um congresso republicano sob um presidente democrata tem sido o ambiente mais forte para as ações, mas um congresso dividido (sob um presidente de qualquer um dos partidos) também vê retornos acima da média, aponta a LPL. Um dos grandes destaques da sessão é a continuidade das fortes quedas de ações ligadas a criptoativos, em um dia no qual o Bitcoin recua mais de 10%.

Uma crise de liquidez para o FTX levou à sua venda para um dos principais concorrentes, a Binance, desencadeando grande volatilidade no setor. Coinbase recuou (9,54%) e Robinhood caiu (13,76%), ambas empresas atreladas à comercialização de criptoativos. Outros recuos com destaque foram as petroleiras, que seguiram a queda do barril.

Occidental Petroleum (9,22%), Chevron (4,00%) e ExxonMobil (4,47%) tiveram relevantes baixas. Na direção contrária, a Meta Platforms, conglomerado de tecnologia dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, subiu 5,18%, em dia em que anunciou a decisão de demitir 13% de seus funcionários, em carta do CEO Mark Zuckerberg. A Meta também decidiu cortar gastos discricionários e estender o congelamento de contratações ao longo de todo o primeiro trimestre de 2023, decisões que tornarão a empresa “mais eficiente”, de acordo com Zuckerberg.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos