As bolsas europeias operam majoritariamente em leve alta na manhã desta sexta-feira, com investidores demonstrando cautela antes de uma série de indicadores da zona do euro, incluindo sobre inflação ao consumidor (CPI), e do relatório de emprego dos EUA. Por volta das 6h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha ganho marginal de 0,04%, a 439,52 pontos. Logo mais, a Eurostat irá divulgar os últimos números do CPI da zona do euro, assim como pesquisas sobre vendas no varejo e confiança do consumidor e indústria.
Leia também
A expectativa é que o CPI do bloco mostre nova desaceleração em dezembro, depois que o Banco Central Europeu (BCE) elevou juros agressivamente nos últimos meses para combater a disparada da inflação. Mais cedo, dados alemães sobre encomendas à indústria e o setor varejista vieram abaixo das expectativas. Investidores na Europa também aguardam o payroll, como é conhecido o relatório de emprego dos EUA, para avaliar em que ritmo o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) poderá aumentar seus juros básicos este ano. Ontem, dados fortes do mercado de trabalho americano geraram temores de que o Fed siga agressivo no aperto monetário.
Para hoje, estão previstos discursos de autoridades do Fed e do BCE. Às 6h24 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,15% e a de Paris avançava 0,05%, mas a de Frankfurt caía 0,26%. Já a de Milão se mantinha estável, enquanto as de Madri e Lisboa avançavam 0,04% e 0,10%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos