As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quarta-feira, acompanhando o tom positivo dos índices futuros de Wall Street e na esteira de dados alemães melhores do que o esperado.
Por volta das 6h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,70%, a 427,14 pontos.
No mercado futuro de Nova York, os índices mostravam altas em torno de 0,70% às 6h25, sugerindo que Wall Street poderá estender a leve valorização de ontem, que interrompeu uma sequência de quatro pregões negativos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Da Alemanha, veio a notícia hoje de que a confiança do consumidor deverá apresentar nova melhora em janeiro, após atingir mínima histórica em outubro. Pesquisa do instituto GfK projeta que o índice de confiança do consumidor alemão subirá de -40,1 pontos em dezembro para -37,8 pontos no mês que vem, um pouco mais do que analistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam.
Apesar do tom positivo, os ganhos nos mercados europeus ainda são frágeis em meio a temores persistentes de que a tendência de aperto monetário leve a economia global a uma recessão. Na semana passada, houve uma nova rodada de aumentos de juros básicos nos EUA e na Europa. O Japão, por sua vez, surpreendeu ontem ao permitir que seus juros de longo prazo subam mais.
Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para indicadores dos EUA sobre o setor imobiliário e confiança do consumidor.
Também às 6h25 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,50%, a de Frankfurt avançava 0,77% e a de Paris se valorizava 1%. Já as de Milão e Madri exibiam ganhos de 0,69% e 0,57%, respectivamente. Exceção, a de Lisboa caía 0,16%.
Publicidade
*Com informações da Dow Jones Newswires