Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com ata do BCE, Alemanha e Fed

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,31%

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com ata do BCE, Alemanha e Fed
Fachada da antiga Bolsa de Valores de Paris 09/03/2022 REUTERS/Sarah Meyssonnier

(Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) — Os mercados acionários da Europa tiveram sessão volátil, sem muito impulso nem sinal único, nesta quinta-feira. Investidores avaliavam a ata da reunião do Banco Central Europeu (BCE), publicada hoje, e também novos sinais da economia da Alemanha. Além disso, havia expectativa pelo Simpósio de Jackson Hole, do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que deve trazer mais pistas sobre a política monetária dos Estados Unidos, com impactos mundiais.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,31%, em 433,38 pontos.

O início do pregão na Europa foi modestamente positivo, mas as bolsas em geral mostraram pouco impulso em toda a jornada. O BCE publicou ata da reunião na qual elevou os juros em 50 pontos-base, em julho. O documento mostrou que um “número muito grande” de dirigentes defendeu esse passo, o que surpreendeu analistas, já que o banco central havia sinalizado antes uma alta de 25 pontos-base. Ao avaliar a ata de hoje, o ING diz acreditar que o BCE subirá os juros em 50 pontos-base em setembro, mas acrescenta que espera uma pausa depois disso, ante riscos como uma recessão econômica e uma crise de falta de gás, diante dos cortes da Rússia. O Morgan Stanley, por sua vez, projeta também alta de 50 pontos-base no próximo mês, vendo o BCE concentrado nos indicadores para reagir a eles e também atento aos riscos de fragmentação nos mercados de dívida.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na agenda de indicadores, o índice Ifo de sentimento das empresas caiu de 88,7 em julho a 88,5, quando a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era de queda maior, a 87,2. O Instituto Ifo, porém, afirmou em seu relatório que a economia alemã como um todo deve sofrer contração no terceiro trimestre, que poderia ser de “cerca de 0,5%”. Na Alemanha, o PIB cresceu 0,1% no segundo trimestre ante o primeiro, mostrou revisão de hoje, mas a Oxford Economics vê uma perspectiva “nebulosa” para a economia do país neste momento. A Oxford espera estagnação da economia alemã no terceiro trimestre e recessão técnica na virada do ano.

Os negócios nos mercados europeus seguiam, como no restante da semana, em tom de certa cautela, à espera de novidades do Fed em Jackson Hole. Dirigentes do BC americano já se pronunciavam hoje, em geral reforçando preocupações com a inflação, que deve manter o Fed elevando juros para conter o quadro.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,11%, em 7.479,74 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,39%, a 13.271,96 pontos. Já em Paris, o índice CAC 40 recuou 0,08%, a 6.381,56 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB registrou ganho de 0,10%, a 22.454,43 pontos. Em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,20%, a 8.182,70 pontos, enquanto em Lisboa o PSI 20 recuou 0,11%, a 6.244,32 pontos.