Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta com sustentação na inflação da zona do euro

Mercado fecha em alta revertendo parte das perdas vistas no início de semana negativo

Bolsas da Europa fecham em alta com sustentação na inflação da zona do euro
Pedestre caminha em frente à Bolsa de Valores de Londres 24/08/2015 REUTERS/Suzanne Plunkett

As bolsas da Europa fecharam hoje em alta, estendendo os ganhos de ontem e revertendo parte das perdas vistas no início de semana negativo. Hoje, novos dados da inflação na zona do euro sustentaram a tese de que o Banco Central Europeu (BCE) chegou ao fim de sua alta de juros e deve mantê-los estáveis por algum tempo. Hoje, o FTSE 100 subiu 0,08% em Londres, a 7608,08 pontos.

O DAX avançou 0,41%, a 15386,58 pontos, em Frankfurt. Em Paris, o CAC 40 teve alta de 0,26%, a 7135,06 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,28%, a 28243,26 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,15%, a 9.453,80 pontos. E o PSI 20 avançou 0,63%, a 6090,33 pontos, em Lisboa. Hoje marca o último dia do terceiro trimestre de 2023, com Londres, Milão e Lisboa acumulando altas marginais no acumulado dos três meses. O índice Dax, porém, teve perdas de 4,71% no trimestre, Paris caiu 3,58% e Milão recuou 1,57%.

De acordo com a Capital Economics e com o Commerzbank, os dados de inflação de hoje sustentam que a zona do euro já chegou no pico dos juros, e a questão agora se volta ao tempo em que o BCE vai precisar manter as taxas elevadas antes de começar a cortá-las. Segundo o Bank of America, “as taxas de juros a 4% na Europa são restritivas demais para uma economia de crescimento lento”, e por isso o BCE não deve ir além. Para a Capital, o primeiro corte virá só em setembro de 2024, pouco mais tarde do que o mercado está acreditando.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Hoje também, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido mostrou avançou um pouco além do esperado, de 0,6% na comparação anual entre abril e junho, quando a expectativa era de alta 0,4%. Segundo a Capital Economics, porém, o otimismo com o dado não deve durar, já que ela considera haver evidências o suficiente de uma “desaceleração marcada” para a economia britânica. Em Frankfurt, os papéis do Commerzbank saltaram 10,77% hoje depois do banco alemão atualizar sua política de retorno de capital e aumentar o plano de pagamento de dividendos e recompra de ações.

Na mesma bolsa, as ações da Lufthansa caíram 0,15% depois da companhia aérea demonstrar interesse em adquirir parte da TAP Air Portugal, que vai ter parte privatizada pelo governo. A Air France também demonstrou interesse na companhia portuguesa, e os papéis da companhia subiram 0,40% em Paris.

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
Como investir em vinho? Confira as melhores dicas
Nota Fiscal Paulista sorteia R$ 2 milhões para encerrar 2024; veja quando
Parcelado ou à vista? Descubra o jeito certo de fazer compras grandes
5 mudanças que vão fazer seu dinheiro render mais em 2025
>