Publicidade

Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em baixa com cautela antes de BCE

Também houve cautela devido às incertezas em relação à economia global

Bolsas da Europa fecham em baixa com cautela antes de BCE
Foto: Pixabay

(Estadão Conteúdo) – As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta quarta-feira (8). O pregão no Velho Continente foi marcado pela expectativa de investidores sobre a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que será divulgada amanhã. Também houve cautela devido às incertezas em relação à economia global, após sinais de desaceleração do crescimento nos Estados Unidos e na China. Com isso, o índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou a sessão em baixa de 1,06%, a 467,87 pontos.

Em compasso de espera pelo término da reunião do BCE, operadores venderam ações hoje no mercado acionário europeu. A decisão de juros desta quinta-feira, 9, ocorrerá em meio a divergências crescentes na cúpula da autoridade monetária.

Reportagem do Broadcast mostrou que não há um consenso no BCE sobre o melhor momento para começar a reduzir os estímulos à economia. Analistas dizem que a instituição pode dar alguma sinalização sobre o enxugamento das compras de ativos, mas deve fazer um esforço de comunicação para evitar que isso seja encarado como aperto monetário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em entrevista hoje, o dirigente do BCE Robert Holzmann disse que a instituição poderia antecipar o aperto se as pressões inflacionárias persistirem. Com opinião contrária, o membro do conselho do banco Bostjan Vasle defendeu a política monetária acomodatícia devido aos riscos da pandemia de covid-19.

Sinais de fraqueza econômica nos EUA, com a geração de empregos abaixo do esperado em agosto, e na China, foram, justamente, outro fator de cautela no pregão. À tarde, o mercado acompanhará a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

“Vários rebaixamentos nas perspectivas de crescimento dos EUA parecem ter levado a uma reavaliação de onde os mercados podem ir em seguida, em face de uma possível redução das medidas de estímulo nos próximos meses”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.

Nesse cenário, o índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, recuou 1,47% hoje, a 15.610,28 pontos. As ações da Volkswagen caíram 3,05%, uma das maiores baixas de hoje, e as da Daimler cederam 2,44%.

Em Paris, o índice CAC 40 perdeu 0,85%, a 6.668,89 pontos. Os papéis do BNP Paribas caíram 1,53%, os da ArcelorMittal, 0,79%, e os da Airbus, 0,33%. O FTSE MIB, de Milão, por sua vez, cedeu 0,75%, a 25.876,89 pontos.

Publicidade

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,75%, a 7.095,53 pontos. Em discurso nesta tarde, o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, disse que atender aos critérios do forward guidance do banco para a e economia é necessário para a elevação da taxa básica de juros, mas não o suficiente.

Nas praças ibéricas, o índice PSI 20, de Lisboa, registrou queda de 1,15%, a 5.363,45 pontos, e o Ibex 35, de Madri, recuou 0,63%, a 8.838,70 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
>