As bolsas da Europa fecharam sem coesão nesta terça-feira (27), com Londres em alta após as ações de mineradoras subirem com avanço das commodities metálicas e balanço da BHP. Em Paris, o dia foi de perdas em meio a impasses políticos para a formação de um governo. A expectativa por dados de inflação nos EUA e o aguardado balanço da Nvidia seguiu limitando um rumo mais firme.
Leia também
Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,21%, aos 8.345,46 pontos na retomada dos negócios depois do feriado no Reino Unido. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, alertou hoje que o próximo orçamento britânico, a ser lançado em outubro, será “doloroso”. A BHP fechou com alta de 0,96% após a gigante da mineração ter informado aumento na receita no ano fiscal encerrado em junho, embora o lucro tenha encolhido. O CEO Mike Henry informou que a empresa não pretende comprar ativos de carvão da Anglo American na Austrália.
Sob efeito da BHP, a Anglo American avançou 1,56% e Antofagasta ganhou 1,60%. A companhia de distribuição e terceirização Bunzl saltou 7,41% a patamar recorde com anúncio de programa de recompra de ações na sequência da divulgação de lucro no primeiro semestre.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A bolsa de Paris destoou com queda em meio ao quadro político conturbado depois que o presidente da França, Emmanuel Macron, rejeitou o nome de Lucie Castets como candidata a primeira-ministra, sugerido pela aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP). O CAC 40 perdeu 0,32%, encerrando em 7.565,78 pontos, na mínima do dia. O índice DAX, referência em Frankfurt, terminou com variação positiva de 0,44%, a 18.698,07 pontos. As cotações são preliminares.
O Ibex 35, de Madri, subiu 0,48%, aos 11.320,20 pontos. O Santander subiu 2,78% após iniciar programa de recompra de ações. As ações da fabricante de trens Talgo derreteram 8,84% depois de o governo espanhol rejeitar uma oferta pública de aquisição pela Ganz MagVag Europe, citando razões de segurança nacional. O FTSE MIB, de Milão, terminou com ganho de 0,52%, aos 33.778,80 pontos. O PSI 20, de Lisboa, avançou 0,45%, aos 6.746,06 pontos. As cotações são preliminares.