Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em queda de olho em balanços e decisões sobre juros

O apetite por risco foi limitado nos mercados da região na sessão desta terça-feira (22)

Bolsas da Europa fecham em queda de olho em balanços e decisões sobre juros
Bandeira União Europeia (Foto: Envato Elements)

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira (22), com operadores dividindo atenções entre a temporada de balanços e o comportamento errático dos juros nas principais economias do mundo, diante de incertezas em relação aos ciclos de afrouxamento monetário iniciados há pouco. O FTSE 100, de Londres, recuou 0,14%, aos 8.306,54 pontos. O CAC 40, de Paris, teve leve queda de 0,01%, encerrando em 7.535,10 pontos. O DAX, de Frankfurt, teve perdas de 0,13%, a 19.435,61 pontos. As cotações são preliminares.

O avanço dos juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano), conforme a economia americana segue resiliente e as incertezas políticas crescem, limitou o apetite por risco em dia de discursos de banqueiros centrais.

Para o Julius Baer, no que toca a eleição americana, a principal incerteza para as ações europeias é o risco de implementação de tarifas por Donald Trump, caso o republicano seja eleito. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que os juros vão continuar caindo, mas a intensidade não está decidida. E o presidente do BC de Portugal, Mário Centeno, afirmou que pode ocorrer uma aceleração no ciclo, enquanto o presidente do BC da Alemanha, Joachim Nagel, comentou que o BC não se comprometeu com trajetória para as taxas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já Megan Greene, do Banco da Inglaterra (BoE), disse é cedo para começar um ciclo mais sustentado de afrouxamento. No cenário corporativo, a SAP avançou 2,14%, perdendo força no fim do pregão, após ampliar lucros e melhorar suas projeções para o ano. Enquanto HSBC teve ganhos de 0,90% ao anunciar mudanças em sua operação global.

Em outras bolsas, o Ibex 35, de Madri, caiu 0,07%, para os 11.832,70 pontos. O FTSE MIB, de Milão, fechou em queda de 0,64%, a 34.733,52 pontos. Já o PSI 20, de Lisboa, recuou 1,12%, aos 6.554,76 pontos. As cotações são preliminares.

*Com informações da Dow Jones Newswires