Tempo Real

Bolsas da Europa: BP, Shell e mais petrolíferas pressionam e mercados podem interromper sequência de alta

Decisão sobre juros do Banco Central Europeu (BCE) fica com o destaque na agenda da semana no bloco

Bolsas da Europa: BP, Shell e mais petrolíferas pressionam e mercados podem interromper sequência de alta

As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta terça-feira (4), pressionadas por ações de petrolíferas, ao mesmo tempo em que investidores demonstram cautela antes de uma decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) nesta semana. Por volta das 7h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,73% a 516,04 pontos, interrompendo uma sequência de três pregões de ganhos.

Apenas o subíndice de energia tinha queda de 2,74%, acompanhando a fraqueza do petróleo, em meio a temores de que parte dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) possam ampliar sua oferta mais adiante. Entre gigantes do setor petrolífero, as britânicas BP e Shell amargavam perdas de 3,75% e 2,40% em Londres, enquanto a francesa TotalEnergies caía 2,6% em Paris.

Um sentimento de aversão a risco também ganhou força na Europa antes de o BCE fazer seu anúncio de política monetária, na quinta-feira (6). É amplamente esperado que o BCE corte os juros básicos da zona do euro em 25 pontos-base, mas surgiram incertezas sobre possíveis novas reduções após a inflação do bloco acelerar em maio.

No início desta manhã, a Bolsa de Londres caía 0,67%, a de Paris recuava 0,95% e a de Frankfurt cedia 1,21%. Já as de Milão, Madri e Lisboa mostravam baixas de 1,40%, 1,46% e 1,33%, respectivamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos