Tempo Real

Bolsas da Europa operam em alta tímida em dia de inflação ao consumidor

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou avaliação sobre o setor bancário, o que também mexeu com os mercados

(Foto: Envato Elements)

Os mercados acionários da Europa operam em geral com ganhos nas primeiras horas desta terça-feira (19), mas com movimento limitado. As atenções ficam com a leitura do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro. Às 7h34 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,36%, a 477,03 pontos.

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou avaliação sobre o setor bancário, citando posições sólidas de capital e aumento na lucratividade, mas alertando para a necessidade de reforçar o combate a riscos. A autoridade monetária do bloco anunciou que ajustava suas prioridades para os próximos três anos para dar maior foco a desafios de curto prazo e o preparo para responder a riscos no clima, por exemplo.

Entre bancos da região, Société Générale caía 0,31% em Paris, Santander (SANB11) recuava 0,59% em Madri, Intesa Sanpaolo operava em baixa de 0,13% em Milão e, fora da zona do euro, Barclays caía 0,35% em Londres.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mais cedo, na Ásia o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manteve juros, como esperado, e reafirmou postura acomodatícia. A Bolsa de Tóquio subiu, mas o quadro foi misto na Ásia em geral.

Na Europa, às 7h50 a Bolsa de Londres subia 0,02%, Frankfurt avançava 0,34%, Paris apresentava alta de 0,02%, Milão avançava 0,01% e Lisboa subia 0,14%. No câmbio, o euro subia a US$ 1,0940 e a libra tinha alta a US$ 1,2694.