Últimas notícias

Bolsas da Europa sobem em sua maioria, mas Londres cai

A bolsa de Reino Unido recua após o PIB do país desacelerar no terceiro trimestre de 2021

Bolsas da Europa sobem em sua maioria, mas Londres cai
Foto: Envato Elements

A maioria das bolsas europeias opera em alta na manhã de hoje (22). Investidores seguem o apetite por risco visto no mercado acionário de Nova York ontem, enquanto avaliam os riscos induzidos pela variante ômicron do coronavírus. Destoante, a bolsa de Londres recua após o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido desacelerar no terceiro trimestre de 2021, ante o avanço registrado no trimestre anterior.

Por volta das 07h00 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,11%, aos 474,53 pontos.

Em Londres, o índice FTSE 100 tinha baixa de 0,10%, aos 7.290,20 pontos. Ações de mineradoras britânicas devolvem os ganhos de ontem e recuam entre 0,9% e 1,8% nesta manhã. Já a IAG registrava queda de 0,63% em meio ao repique de casos de covid-19 no Reino Unido. Já o DAX, da bolsa de Frankfurt, avançava 0,05%, aos 15.454,91 pontos, em alta um pouco menor que a de 0,11% do CAC 40 em Paris, aos 6.972,43 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O PIB britânico avançou 1,1% no terceiro trimestre de 2021 ante o anterior, e 6,8% na comparação anual. A variação trimestral ficou um pouco abaixo do estimado, enquanto a alta anual mostrou forte desaceleração em relação ao ganho do segundo trimestre.

“O dado de hoje indica que a economia teve um pouco menos de ímpeto no terceiro trimestre do que pensávamos anteriormente. E, com os primeiros sinais de que a variante ômicron atingiu a atividade, o crescimento certamente terá desacelerado ainda mais no quarto trimestre”, projeta a Capital Economics, em relatório enviado a clientes.

De acordo com o Danske Bank, os mercados acionários estão começando a operar em ritmo de fim de ano. “Os drivers de hoje são exatamente os mesmos que derrubaram as ações na segunda-feira e, portanto, os investidores ainda estão com dificuldade para descobrir se a ômicron será uma grande ameaça ao crescimento econômico ou se será o início do fim da pandemia”, avalia o banco.

Ontem, Portugal de juntou à lista de países que adotaram restrições para tentar conter a disseminação local da cepa. Ainda assim, o índice PSI 20, da bolsa de Lisboa, subia 0,23%, aos 5.464,10 pontos. Nos EUA, o presidente Joe Biden reforçou que o país vai enfrentar a nova onda de casos ampliando a oferta de vacinas e testes, evitando novas medidas de bloqueio, em anúncio que deu segurança aos investidores, de acordo com o analista Yeap Jun Rong, da IG.

Investidores também operam de olho em comentários da dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Isabel Schnabel, que ressaltou que há riscos de alta para as projeções de inflação da entidade, em entrevista ao Le Monde.

Publicidade

Entre outros índices europeus, o FTSE MIB tinha baixa de 0,18% em Milão, aos 26.604,32 pontos, enquanto o madrilenho IBEX 35 subia 0,34%, aos 8.415,77 pontos.