Últimas notícias

Bolsas europeias fecham em alta, seguindo NY após PIB dos EUA

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o pregão em alta de 0,78%

Bolsas europeias fecham em alta, seguindo NY após PIB dos EUA
Pedestre caminha em frente à Bolsa de Valores de Londres 24/08/2015 REUTERS/Suzanne Plunkett

Por Gabriel Caldeira – As bolsas europeias fecharam em alta robusta nesta quinta-feira, ampliando os ganhos de ontem. Os mercados no Velho Continente seguiram a tendência de Wall Street, após a ata da última reunião monetária do Federal Reserve (Fed) confirmar as expectativas de investidores quanto ao aperto monetário nos EUA.

A leitura do documento foi reforçada pela contração do Produto Interno Bruto (PIB) americano no primeiro trimestre, segundo revisão divulgada hoje. O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o pregão em alta de 0,78%, aos 437,71 pontos.

O bom humor nas praças europeias refletiu o movimento das bolsas nova-iorquinas ontem, pós ata do Fed, e nas primeiras horas do pregão de hoje em Wall Street, que reagiu à queda anualizada de 1,5% do PIB americano no primeiro trimestre. Segundo a Oxford Economics, a leitura mostra que os risco de uma recessão nos EUA estão aumentando.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o mercado em geral, o dado reforça a percepção de que o Fed vai apertar sua política monetária gradualmente. “O Fed se comprometeu a fazer dois aumentos de taxa de juros de meio ponto porcentual antes do Simpósio em Jackson Hole, e isso eliminou o risco de um aperto agressivo de curto prazo”, diz o analista da Oanda Edward Moya.

Entre os principais mercados europeus hoje, o índice DAX, da bolsa de Frankfurt, fechou em alta de 1,59%, aos 14.231,29 pontos, enquanto o parisiense CAC 40 avançou 1,78%, aos 6.410,58 pontos. Já o índice londrino FTSE 100 subiu menos, em alta de 0,56%, aos 7.564,92 pontos.

Segundo a Capital Economics, o mercado acionário britânico não deve superar o momento negativo recente antes de meados de 2023, mesmo se a economia do Reino Unido evitar uma recessão. A consultoria espera que o FTSE 100 caia para cerca de 6,8 mil pontos até o período citado, prejudicado pela alta inflação, desaceleração econômica e aperto monetário pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

Não só o BC inglês deve seguir com seu aperto, como também o Banco Central Europeu (BCE) deve iniciar seu próprio ciclo de retirada de estímulos, de acordo com a Capital. A casa prevê alta de 50 pontos-base do juro em julho. Entre outros mercados europeus, o FTSE MIB, de Milão, avançou 1,22%, aos 24.54650 pontos. Nas praças ibéricas, o madrilenho IBEX 35 teve alta de 1,47%, aos 8.888,80 pontos, e o lisboeta PSI 20 fechou com ganhos de 1,95%, aos 6.305,14 pontos.