Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa operam mistas, com foco em dados e possíveis tarifas de Trump

Ações europeias de montadoras de veículos, de energia eólica e ligadas à commodities foram os principais grupos abalados

Bolsas da Europa operam mistas, com foco em dados e possíveis tarifas de Trump
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam sem sinal único, oscilando próximas à estabilidade. Investidores europeus ponderam dados locais e perspectivas para as políticas econômicas de Donald Trump nos EUA. Apesar de abordagem mais branda que a esperada, o republicano já anunciou tarifas contra Canadá e México em seu primeiro dia de mandato e assinou ordens executivas para priorizar a exploração de combustíveis fósseis nos EUA.

Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta de 0,14%, a 524,62 pontos.

Ações europeias de montadoras de veículos, de energia eólica e ligadas à commodities foram os principais grupos abalados pelo início da gestão de Trump e sua série de ordens executivas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os papéis da dinamarquesa Orsted tombavam 15% em Copenhagen, após a empresa revelar perdas de 12,1 bilhões de coroas dinamarquesas (cerca de US$ 1,7 bilhão) ligadas aos seus projetos de turbinas eólicas nos EUA. Na segunda-feira (20), Trump anunciou interrupção de arrendamento de energia eólica federal e permissões para novas iniciativas de exploração.

Já as montadoras Stellantis (-1,07%) e Volkswagen (-0,31%) registravam queda, ante temores sobre redução na competitividade com os EUA diante das novas tarifas, colocando em segundo plano o crescimento nos registros de novos carros na União Europeia em 2024.

Assim, o mercado europeu operava de forma volátil e com dificuldade de firmar direção, monitorando também nova rodada de balanços nos EUA e o Fórum Econômico Mundial em Davos.

Em Londres, o FTSE 100 avançava, limitado pelas ações da Glencore (-0,88%), Anglo American (-1,55%) e Antofagasta (-0,96%), em meio à forte baixa de commodities metálicas. A leve alta no mercado britânico reflete o avanço na taxa de desemprego do Reino Unido a 4,4% no trimestre até novembro, o que voltou a alimentar expectativas por cortes de juros do Banco da Inglaterra (BoE, em inglês), colocando em segundo plano nova aceleração dos salários.

Desempenho das bolsas europeias: Londres, Paris, Frankfurt e mais

No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:

  • a bolsa de Londres subia 0,11%;
  • a bolsa de Paris subia 0,23%;
  • bolsa de Frankfurt caía 0,104%;
  • em outros países da Europa, a bolsa de Milão exibia cedia 0,20% em Madri tinha queda de 0,36% e a de Lisboa caía 0,62%.

Fique atento ao longo do dia para mais informações sobre as bolsas europeias hoje.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Prova de vida vai deixar de ser obrigatória? Entenda
Qual é o melhor horário para usar o ferro de passar e economizar energia?
Como ajustar o uso de eletrodomésticos e pagar menos na conta de luz
Bolsa Família: meu pagamento não caiu e agora?
Nota Fiscal Paulista libera R$ 39,6 milhões aos consumidores; veja como resgatar
Quem pode participar dos leilões da Receita Federal?
10 segredos para economizar energia que as companhias elétricas não querem que você saiba
Nem ar-condicionado, nem chuveiro: este pode ser o novo vilão da sua conta de luz
>