As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta sexta-feira (7), com algumas delas ensaiando tímida recuperação das fortes perdas de ontem (6), à espera do relatório de emprego dos EUA, o chamado payroll, que tem influência decisiva na trajetória dos juros americanos.
Leia também
Por volta das 6h50 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta marginal de 0,03%, a 447,37 pontos. Investidores na Europa aguardam o payroll, a ser divulgado nas próximas horas, em busca de indícios de mais aperto monetário nos EUA.
Ontem, os mercados acionários europeus sofreram expressivas quedas, após o forte resultado de criação de empregos pelo setor privado dos EUA e sinais de solidez no setor de serviços reforçarem apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) voltará a elevar seus juros básicos, após a pausa na reunião do mês passado. Na zona do euro, a perspectiva também é de mais aumentos de juros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em discurso hoje, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, voltou a dizer que instituição “ainda não acabou seu trabalho” de aperto das condições monetárias, embora já tenha elevado seus principais juros em 4 pontos porcentuais desde julho do ano passado. Outros dirigentes do BCE, incluindo sua presidente, Christine Lagarde, participam de eventos ao longo do dia.
Mais cedo, pesquisa da Destatis mostrou que a produção industrial da Alemanha encolheu 0,2% em maio, contrariando previsão de leve alta. Às 7h04 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,36%, enquanto a de Paris subia 0,25% e a de Frankfurt avançava 0,21%. Já as de Milão e Lisboa tinham ganhos de 0,19% e 0,50%, respectivamente, mas a de Madri recuava 0,79%.