Últimas notícias

BP amplia pagamento de dividendos e recompra de ações

As ações da BP avançavam 5,5% durante a manhã, ante ganhos de 2,4% do índice europeu de energia, mais amplo

BP amplia pagamento de dividendos e recompra de ações
Unidade da British Petroleum em Liverpool: empresa deve cortar 15% da sua força de trabalho. (Paul Ellis/ AFP)

(Reuters) A BP ampliou seus dividendos e um programa de recompra de ações após superar as expectativas com um lucro de 2,8 bilhões de dólares no segundo trimestre, impulsionado pelo aumento nos preços do petróleo e pela recuperação na demanda.

Os fortes resultados, sustentados por vendas maiores nos postos de combustíveis, reforçam o plano da BP de mudar o foco do óleo e gás para energias renováveis e de baixo teor de carbono, em um esforço para combater as mudanças climáticas, disse à Reuters o presidente-executivo da empresa, Bernard Looney.

“O fortalecimento do balanço e o excesso de fluxo de caixa nos permitem levar adiante nossa agenda em torno da transição energética”, afirmou Looney.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações da BP avançavam 5,5% durante a manhã, ante ganhos de 2,4% do índice europeu de energia, mais amplo.

Na semana passada, rivais como Royal Dutch Shell, TotalEnergies e Chevron também haviam ampliado os retornos aos acionistas, refletindo uma recuperação da pandemia de coronavírus, que fez com que a demanda por energia despencasse.

A BP aumentou seu dividendo em 4%, para 5,46 centavos de dólar, após tê-lo reduzido pela metade –pela primeira vez em uma década– em julho de 2020, a 5,25 centavos.

A BP também planeja recomprar 1,4 bilhão de dólares em ações nos próximos meses, após registrar geração de caixa positiva de 2,4 bilhões de dólares no primeiro semestre do ano, acrescentou a companhia.

 

Publicidade