• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Novas regras do BPC: Senado aprova mudanças; veja quem será afetado

Confira os pontos do texto original que foram aprovados pelo Congresso e os que foram retirados

Por Beatriz Rocha

20/12/2024 | 17:32 Atualização: 20/12/2024 | 17:32

Senado aprovou projeto de lei que limita acesso ao BPC. Foto: Envato Elements
Senado aprovou projeto de lei que limita acesso ao BPC. Foto: Envato Elements

O Senado aprovou nesta sexta-feira (20) o projeto de lei n° 4614, de 2024, que restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a idosos e a pessoas com deficiência. O texto, que agora vai à sanção presidencial, faz parte do pacote de corte de gastos enviado pelo governo federal ao Congresso.

Leia mais:
  • Novas regras do BPC: o que muda na vida dos idosos e pessoas com deficiência?
  • Novas regras do BPC: o que muda na vida dos idosos e pessoas com deficiência?
  • Como se preparar para as novas exigências do BPC: guia passo a passo
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O projeto foi relatado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que rejeitou todas as 14 emendas apresentadas pelos senadores durante a votação, mantendo o texto que veio da Câmara dos Deputados, classificado por ele como “bastante equilibrado”. Carvalho lembrou também que a aprovação de emendas resultaria na necessidade de retorno do projeto à Câmara, o que atrasaria o início da vigência das novas regras.

O texto traz mudanças na lei para delimitar o acesso ao benefício. Uma delas estabelece que a concessão a pessoas com deficiência fica sujeita à avaliação que ateste grau de deficiência moderada ou grave. O trecho foi criticado por retirar pessoas com grau de deficiência leve, como autistas de suporte nível 1 e cidadãos com síndrome de Down, do rol de beneficiários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por meio de um acordo, no entanto, o governo se comprometeu a vetar esse ponto do projeto. “Estamos discutindo aqui de que maneira o governo vai garantir para todos os que precisarem, não aos que precisam hoje, mas aos que precisarão hoje, amanhã e depois de amanhã, ter acesso a esse benefício”, destacou Carvalho.

Caso o dispositivo seja realmente vetado, pessoas com grau de deficiência leve não serão mais afetadas pela mudança nas regras.

Concessão do benefício

O texto aprovado também determina a realização de cadastro biométrico para receber e manter benefícios da seguridade social, como o BPC, aposentadoria e pensão. O cadastro biométrico não será exigido caso o beneficiário resida em localidades de difícil acesso ou enfrente desafios de deslocamento, por motivo de idade avançada, estado de saúde ou outras situações excepcionais que deverão constar em ato da Presidência.

A não exigência do cadastro biométrico nesses casos valerá enquanto o poder público não der condições para a realização do processo, inclusive por meios tecnológicos ou atendimento itinerante.

O projeto estipula ainda outras exigências para a concessão do benefício. Enquanto não for regulamentado o funcionamento da avaliação biopsicossocial exigida pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, a liberação do BPC dependerá de:

  • Avaliação médica pela perícia médica federal quanto ao grau de deficiência;
  • Avaliação social pelo serviço social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quanto ao impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

O texto aprovado pela Câmara e pelo Senado, porém, retirou alguns pontos do projeto original. O governo havia enviado para o Congresso a definição de que pessoa com deficiência é aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho. A redação aprovada retirou esse ponto e manteve a definição mais ampla, prevista hoje na legislação, para pessoa com deficiência. Dessa forma, a concessão do BPC fica sujeita às avaliações citadas anteriormente.

Publicidade

Outro trecho retirado era o que considerava a renda do cônjuge e do “companheiro não coabitante” — aquele que não mora junto — no cálculo de renda familiar para ter acesso ao benefício. Na prática, o Congresso afrouxou as mudanças previstas para o BPC e limitou o conceito de família, antes ampliado pelo governo, que tornaria menos pessoas elegíveis ao benefício.

O cálculo da renda familiar considerará, portanto, a soma dos rendimentos brutos obtidos mensalmente pelos membros da família que vivem sob o mesmo teto. Por outro lado, foi removida a previsão do governo de incluir no cálculo a renda a título de aposentadoria ou BPC recebida por outro idoso da família, permitindo que duas pessoas do mesmo núcleo familiar continuem a ter acesso ao benefício.

O que é o BPC?

O BPC garante um salário mínimo por mês (R$ 1.412) a pessoas com deficiência e àquelas que têm mais de 65 anos de idade. No caso da pessoa com deficiência, essa condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Existe um outro requisito para ter direito ao benefício: a renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que um quarto do salário-mínimo. Além da renda de acordo com a regra estabelecida, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no INSS.

Vale destacar que o BPC não é aposentadoria – ou seja, para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário nem deixa pensão por morte.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • benefício
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • pacote fiscal
  • Senado
Cotações
02/12/2025 8h56 (delay 15min)
Câmbio
02/12/2025 8h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Tecnologia cripto vai salvar o dólar do ataque dos BRICs – e Trump sabe disso, diz CEO da Hashdex

  • 2

    Ibovespa hoje fecha em baixa com cautela global, Focus e falas de Galípolo em foco

  • 3

    Mercados iniciam dezembro sob pressão após tom mais duro do Banco Central do Japão

    Patrocinado por
    Ágora Investimentos
  • 4

    Ibovespa hoje: Eneva (ENEV3) salta com recomendação da XP; MBRF (MBRF3) tomba 7,6%

  • 5

    Ibovespa hoje: produção industrial, Vale Day e dirigente do Fed ditam o ritmo do mercado

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (02)?
Imagem principal sobre o Se você ficou milionário, ter orientação profissional é essencial; entenda
Logo E-Investidor
Se você ficou milionário, ter orientação profissional é essencial; entenda
Imagem principal sobre o CPF na Nota: como se cadastrar? Veja passo a passo
Logo E-Investidor
CPF na Nota: como se cadastrar? Veja passo a passo
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: veja dígito final do cartão que recebe hoje (01)
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: veja dígito final do cartão que recebe hoje (01)
Imagem principal sobre o Nasdaq: o que é o índice?
Logo E-Investidor
Nasdaq: o que é o índice?
Imagem principal sobre o PIS/PASEP: como consultar número pelo app do FGTS
Logo E-Investidor
PIS/PASEP: como consultar número pelo app do FGTS
Imagem principal sobre o Este é um dos conselhos de Warren Buffett para a Geração Z
Logo E-Investidor
Este é um dos conselhos de Warren Buffett para a Geração Z
Imagem principal sobre o S&P 500: o que é o índice?
Logo E-Investidor
S&P 500: o que é o índice?
Últimas: Tempo Real
Brava (BRAV3) estreia ADRs nos EUA e mira exposição global; veja o ticker
Tempo Real
Brava (BRAV3) estreia ADRs nos EUA e mira exposição global; veja o ticker

Cada ADR passível de emissão será lastreado em uma ação ordinária de emissão da companhia

02/12/2025 | 08h46 | Por Camila Vech
Engie (EGIE3) inicia negociação de frações de ações nesta terça (2); veja os detalhes
Tempo Real
Engie (EGIE3) inicia negociação de frações de ações nesta terça (2); veja os detalhes

Posteriormente, eventuais frações de ações remanescentes serão agrupadas e vendidas em leilão na B3

02/12/2025 | 08h38 | Por Camila Vech
Ambipar (AMBP3) demite diretores e gestores após detectar falhas graves de governança
Tempo Real
Ambipar (AMBP3) demite diretores e gestores após detectar falhas graves de governança

Em comunicado à CVM, a companhia reforçou o monitoramento de suas políticas e controles internos

02/12/2025 | 08h31 | Por Camila Vech
Carrefour (CRFB3) protocola cancelamento de registro na CVM após aprovação em AGE
Tempo Real
Carrefour (CRFB3) protocola cancelamento de registro na CVM após aprovação em AGE

O pedido de cancelamento agora está sujeito à aprovação da CVM, informou a companhia

02/12/2025 | 08h26 | Por Camila Vech

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador