A BR Properties (BRPR3) informa que seu conselho de administração aprovou o plano de simplificação da estrutura e da estratégia de atuação da companhia, com o objetivo de racionalizar as despesas gerais e administrativas, mantendo o foco principal na manutenção da propriedade de seus galpões logísticos em Jarinu e Cajamar e no potencial desenvolvimento de novos projetos logísticos já opcionados nas mesmas regiões.
Leia também
A companhia informa ainda que recebeu notificação de sua controladora, Slabs Investimentos, controlada da GP Investments Ltd., informando a intenção de realizar oferta pública de aquisição de ações da companhia, com o propósito de
realizar o cancelamento do registro da BRPR como companhia aberta registrada na categoria “A” e conversão para a categoria “B”.
MOU
O Conselho aprovou também a celebração de Memorando de Entendimentos Vinculante (MOU) entre com Martin Andrés Jaco e André Bergstein, diretores estatutários da companhia, tendo por objeto a celebração de contrato de compra e venda de 80% da BRPR Consultoria Ltda.
Nos termos do MOU, a companhia alienará 80% das quotas de sua titularidade representativas do capital social da BRPR Consultoria a um veículo controlado por Martín e André, pelo valor equivalente a 80% do patrimônio líquido contábil da BRPR Consultoria.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com a venda, André e Martín deixarão seus cargos de administradores na companhia, e a Companhia, através de uma profunda readequação de seus processos, passará a utilizar, em grande parte, o centro de serviços compartilhados com a Slabs para suas rotinas corporativas. A administração dos ativos imobiliários próprios (galpões logísticos) será realizada pela BRPR Consultoria, na qual a Companhia manterá uma participação minoritária de 20%.
Remanescente
A empresa informa ainda que o negócio remanescente de administração predial desenvolvido pela BRPR Administradora de Ativos Imobiliários Ltda. será reestruturado, podendo ainda ser absorvido (em sua totalidade ou em parte) pela BRPR Consultoria.
Redução de capital
O Plano de Simplificação ainda prevê a realização da uma nova redução do capital social da companhia, por esse ser considerado excessivo, no montante de R$ 732.100.000,00.
A Nova Redução de Capital 2023 visa à otimização da estrutura de capital, buscando-se equilíbrio entre as necessidades de recursos pela companhia e a geração de valor aos acionistas, com o objetivo de rentabilizar aos acionistas o saldo de caixa excedente das operações de venda do portfólio de torres comerciais para entidades do grupo Brookfield ocorrida em 2022, gerando liquidez aos acionistas num momento de manutenção do altíssimo custo de capital.
A Nova Redução de Capital 2023 será realizada mediante a restituição aos acionistas, em moeda corrente nacional, de, aproximadamente, R$ 63,05 por ação, considerando um total de 11.610.812 ações ordinárias (ex-tesouraria) nesta data, sendo certo que a Nova Redução de Capital 2023 somente se tornará efetiva 60 dias após a publicação da ata da AGE aprovando a redução em questão.
Grupamento
Em razão da Nova Redução de Capital 2023, a administração propõe que seja aprovado o grupamento da totalidade das ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da companhia, na proporção de 25 ações ordinárias para uma ação ordinária, sem modificação do valor do capital social.
“O Novo Grupamento 20203 tem por objetivo reduzir a volatilidade das ações de emissão da companhia e conferir melhor patamar para a cotação das suas ações após a efetivação da Nova Redução de Capital 2023, protegendo a companhia de ser afetada por significativas flutuações porcentuais resultantes de pequenas alterações no valor de negociação das ações”, afirma.
Publicidade
A Nova Redução de Capital 2023 e o Novo Grupamento 2023 deverão ser deliberados em
assembleia geral extraordinária da Companhia, convocada para dia 30 de junho de 2023.