O Citi considera que o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre da Braskem (BRKM5) veio abaixo do esperado, refletindo o fraco mercado internacional para petroquímicos. Com isso, o analista Gabriel Barra diz permanecer cauteloso quanto à tese de investimento da companhia, pois a expectativa é de que uma recuperação do setor petroquímico ocorra apenas em 2024.
Leia também
“A Braskem divulgou um relatório operacional do terceiro trimestre de 2023 abaixo de nossas expectativas, refletindo em parte o difícil ambiente petroquímico global, paradas inesperadas de clientes da Braskem e falhas elétricas no Brasil/México”, afirma Barra, em relatório enviado a clientes.
No segmento de Resinas, as operações brasileiras registraram números semelhantes ao ano anterior, ficando 2% abaixo das estimativas do Citi. Por outro lado, as operações nos Estados Unidos e Europa viram um aumento de 7% nas vendas em relação ao ano anterior, alinhado com as expectativas, devido a uma maior demanda no processo de redução de estoques.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já as vendas no México aumentaram 19% em relação ao ano anterior, embora tenham ficado 10% abaixo das estimativas devido à maior demanda após o reabastecimento de estoques. No setor de produtos químicos principais, as vendas diminuíram, refletindo a redução na demanda doméstica no Brasil, impactando a Braskem.
No Brasil, as taxas de utilização das plantas de etileno atingiram 68% no terceiro trimestre de 2023, abaixo das estimativas, devido à menor demanda e desligamentos inesperados de clientes da Braskem, além de falhas elétricas na região. Comparado ao mesmo período do ano anterior, a taxa de produção caiu 10 pontos porcentuais, refletindo um ambiente global de menor demanda.
As vendas de resina no mercado brasileiro totalizaram 884 mil toneladas, ligeiramente abaixo das estimativas, mas com um aumento de 12% em relação ao trimestre anterior, impulsionado pelo efeito sazonal. As exportações alcançaram 206 mil toneladas, em linha com as estimativas, devido ao aumento dos estoques globais da cadeia petroquímica.
Nos Estados Unidos, as taxas de utilização das plantas de polipropileno (PP) estiveram em 81%, alta de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior e em linha com as expectativas do Citi. Na Europa, no entanto, a produção diminuiu devido à menor disponibilidade de matéria-prima e paradas programadas no terceiro trimestre. As vendas de PP aumentaram 1% em relação ao trimestre anterior e 7% em relação ao ano anterior, devido à maior demanda após o processo de redução de estoques no terceiro trimestre de 2022.
Publicidade
No México, as taxas de utilização das plantas de polietileno (PE) atingiram 66%, abaixo das estimativas do Citi, com uma redução de 20 pontos porcentuais em relação ao trimestre anterior e 10 pontos porcentuais em relação ao ano anterior. Isso se deveu a falhas elétricas na região e à menor oferta de etano pela Pemex.
As vendas de PE no México totalizaram 214 mil toneladas, mantendo-se estáveis em relação ao trimestre anterior, mas aumentando 19% em relação ao ano anterior, devido à maior demanda após o reabastecimento de estoques. O Citi reitera recomendação neutra/alto risco para Braskem, com preço-alvo de R$ 26,00 representando um potencial de valorização de 48,2% sobre o fechamento de sexta-feira, 27.