(Altamiro Silva Junior, Estadão Conteúdo) – O Chairman e sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves, acredita que a China vive um “certo momento Lehman Brothers”, em alusão ao banco americano que quebrou em 2008 e desencadeou a crise financeira mundial, por conta das dificuldades no mercado imobiliário chinês, com a quebra da construtora Evergrande.
Leia também
No país asiático, o setor imobiliário em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) tem a maior participação dos países mais ricos do mundo que formam o G20. “Obviamente traz certa reflexão sobre o que de fato está passando lá”, disse Esteves em evento do BTG Pactual. “Estamos com um sinal amarelo com relação à China.”
Esteves falou ainda da correção das ações das empresas de tecnologia. O dinheiro no mundo estava nos Estados Unidos e não no México, Brasil ou outros países emergentes, como em outros momentos do passado. Aí quando os juros começaram a subir no mundo desenvolvido, esses recursos na Nasdaq começaram a se realocar.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Sobre o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, Esteves disse que o dirigente tem um perfil “mais generalista e vai muito bem no Congresso, mas talvez não fale tão bem a linguagem do mercado”.