Últimas notícias

C6: Copom deve subir Selic em 1pp, a 12,75%; próximo passo em aberto

O banco vê o ajuste como o fim do ciclo de aperto, mas cenário de inflação piorou desde último Copom

C6: Copom deve subir Selic em 1pp, a 12,75%; próximo passo em aberto
Reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) (Foto: Beto Nociti/BCB)

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve aumentar a taxa Selic em 1,0 ponto porcentual, a 12,75%, na decisão da próxima quarta-feira avalia o C6 Bank. O banco vê o ajuste como o fim do ciclo de aperto, mas reconhece que a deterioração do cenário de inflação desde o último Copom, em março, abre espaço para uma eventual alta adicional dos juros em junho.

Em relatório, a equipe econômica do C6 Bank destaca que as últimas comunicações do Banco Central (BC) ainda indicam o objetivo de encerrar o ciclo em maio. No entanto, desde o último Copom, o relatório Focus registrou aumento das expectativas de inflação de 2022 (6,45% para 7,65%) e 2023 (3,7% para 4,0%).

“Acreditamos que essas alterações não justificam uma mudança na decisão do Copom de 4 de maio, mas abrem espaço para uma possível última alta adicional na reunião de junho, caso seja necessário”, diz o relatório do C6. “Neste sentido, o Copom deve deixar em aberto a possibilidade de finalizar o ciclo de alta de juros na reunião de junho.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com o C6, o Copom deve incluir o ano de 2024 no seu horizonte relevante a partir de agosto. Como as projeções do BC para o IPCA de 2024 – de 2,4% no cenário de referência e de 2,3% no cenário alternativo – estão abaixo da meta, de 3%, os economistas do banco consideram que novas altas de juros no segundo semestre já não seriam apropriadas.