Veja o calendário econômico da semana (Foto: Adobe Stock)
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (6) a sexta-feira (10) de outubro, traz como principais destaques a divulgação do IPCA de setembro, na quinta-feira (9), e, na quarta (8), a ata da última reunião do FOMC, o Comitê Federal de Mercado Aberto dos Estados Unidos, do Federal Reserve, que reduziu em 17 de setembro a taxa de juros do país em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4% e 4,25% ao ano.
O índice de inflação no Brasil deve registrar alta de 0,5%, pressionado pela recomposição do bônus de Itaipu, além da menor deflação dos preços de alimentos e da aceleração nos bens industriais, especialmente veículos, que devem voltar ao campo positivo após o desconto do IPI em agosto.
Na segunda (6), o mercado acompanha o Boletim Focus às 8h30, relatório semanal do Banco Central com as principais projeções econômicas. Dados da balanço comercial brasileira serão divulgados no mesmo dia.
Ainda no Brasil, a semana conta, na terça (7), com a publicação de números de entidades de classe, como os indicadores industriais da CNI e os dados da Anfavea sobre produção e venda de veículos.
Nos Estados Unidos, o mercado estará de olho na divulgação da ata do FOMC, documento aguardado pelos investidores. O último encontro do colegiado anunciou o primeiro ajuste das taxas de juros para baixo em anos, uma decisão amplamente esperada desde que a instituição iniciou o ciclo de aperto monetário em março de 2022 e elevou os juros americanos de 0% ao ano para o maior patamar em duas décadas.
O documento deve detalhar a avaliação do colegiado em meio à retomada do ciclo de cortes de juros, oferecendo mais clareza sobre os próximos passos da política monetária. O cenário ainda é acompanhado pela possibilidade de shutdown do governo, que pode prejudicar a atividade e atrasar a divulgação de indicadores.
Outro indicador relevante nos EUA sai na terça (7): os dados da balança comercial nos EUA
Na América Latina, a atenção se volta para os dados de inflação no México e no Chile. O México divulga, na quinta-feira, a inflação da segunda quinzena de setembro, projetada em alta de 0,24% no mês, além da ata da última reunião do Banxico, onde o mercado buscará sinais sobre o ritmo da convergência da inflação e o espaço para novos cortes de juros. Já o Chile apresenta na quarta-feira o índice de preços ao consumidor, com expectativa de alta de 0,41% em setembro.
Agenda Econômica da Semana
Segunda-feira, 6 de outubro
Brasil
Publicidade
08:25 – BCB: Relatório Focus (semanal)
15:00 – Secex: Balança Comercial Mensal
Zona do Euro
06:00 – Vendas no Varejo (ago)
Terça-feira, 7 de outubro
Brasil
Publicidade
08:00 – FGV: IGP-DI (set) – previsão: 0,40% m/m
10:00 – CNI: Indicadores Industriais (ago)
10:00 – Anfavea: Produção e Vendas de Veículos (set)
Estados Unidos
Publicidade
09:30 – Balança Comercial (ago)
16:00 – Fed: Crédito ao Consumidor (ago)
Quarta-feira, 8 de outubro
Brasil
08:00 – FGV: IPC-S (semanal)
14:30 – BCB: Índice de Commodities Brasil (IC-Br – set)
Publicidade
14:30 – BCB: Fluxo Cambial (semanal)
Chile
08:00 – Índice de Preços ao Consumidor (set) – previsão: 0,41% m/m
Estados Unidos
Publicidade
15:00 – Ata do FOMC
Quinta-feira, 9 de outubro
Brasil
05:00 – FIPE: IPC (semanal)
08:00 – FGV: IGP-M (1ª prévia – out)
09:00 – IBGE: IPCA (set) – previsão: 0,50% m/m
México
09:00 – Índice de Preços ao Consumidor (set) – previsão: 0,24% m/m
12:00 – Banxico: Ata da Reunião de Política Monetária