O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (11) a sexta-feira (15), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.
Leia também
A semana começa com a divulgação do Relatório Focus, na segunda-feira (11). O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado. Sai também, pela manhã, os números do balanço e superávit orçamentário. Nesse dia, a agenda internacional está esvaziada.
Na terça-feira (12), o destaque será a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento aborda os detalhes do que foi discutido na reunião da semana passada, em que se decidiu subir a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta foi a segunda elevação feita no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No mercado doméstico, veremos também as vendas no varejo, um medidor de todos os produtos vendidos pelo setor durante o mês. O estudo é feito a partir de lojas de diferentes tipos e tamanhos dos países e os resultados são um importante indicador dos gastos do consumidor.
No exterior, fique de olho nos dados da inflação na Alemanha no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC) e na taxa de desemprego no Reino Unido.
Na quarta-feira (13), a agenda econômica está tranquila. Os destaques do dia são o resultado do crescimento do setor de serviços no Brasil e o IPC nos EUA.
Na quinta-feira (14) teremos, por aqui, o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), que registra a inflação no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual. Pouco depois, sai o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Por isso é chamado de prévia do PIB.
Publicidade
Na Zona do Euro e Japão, aguardamos os números do PIB. No México, veremos a decisão da taxa de juros pelo BC, enquanto na China é lançada a taxa de desemprego e as vendas no varejo. Para completar, nos EUA, será compartilhado com o mercado o Índice de Preços ao Produtor (IPP ou PPI), indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços.
Na sexta-feira (15), o último dia útil da semana, é feriado do Dia da República no Brasil e não haverá negociações na Bolsa de Valores. Assim, o destaque fica com o exterior. No Reino Unido, sai o PIB e a balança comercial com os valores das importações e das exportações de mercadorias. Já nos EUA, teremos as vendas no varejo e a produção industrial.
Calendário Econômico da Semana
Segunda-feira, 11 de novembro
Brasil
08:25 – Boletim Focus
08:30 – Balanço orçamentário (set)
08:30 – Superávit Orçamentário (Set)
Terça-feira, 12 de novembro
Alemanha
04:00 – IPC
Publicidade
07:00 – Índice ZEW de Condições Atuais – (nov)
07:00 – Percepção Econômica ZEW – Alemanha (nov)
Brasil
09:00 – Vendas no varejo
Ata Copom
Reino Unido
04:00 – Taxa de Desemprego no Reino Unido (set)
Quarta-feira, 13 de novembro
Brasil
08:00 – Crescimento do Setor de Serviços (Set)
Estados Unidos
10:30 – IPC
16:00 – Balanço Orçamentário Federal (Out)
Quinta-feira, 14 de novembro
Brasil
08:00 – IGP-10
Publicidade
09:00 – IBC-Br
Zona do Euro
07:00 – Produção Industrial (Mensal) (Set)
07:00 – PIB
México
16:00 – Decisão da Taxa de Juros (Nov)
Estados Unidos
10:30 – IPP (Mensal) (Out)
Japão
20:50 – PIB
China
23:00 – Produção Industrial (Anual) (Out)
23:00 – Taxa de Desemprego na China (Out)
23:00 – Vendas no varejo
Sexta-feira, 15 de novembro
Brasil
Feriado – Dia da República
Reino Unido
04:00 – PIB
Publicidade
04:00 – Balança Comercial (Set)
04:00 – Produção Industrial (Mensal) (Set)
Estados Unidos
10:30 – Vendas no Varejo (Mensal) (Out)
11:15 – Produção Industrial (Anual) (Out)
Com informações da Investing e Broadcast
Publicidade