O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (27) a sexta-feira (31), tem eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.
Leia também
A semana começa com destaque para o Relatório Focus, na segunda-feira (27). O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado. A agenda doméstica da segunda terá ainda a divulgação da Confiança do Consumidor, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e o resultado da Receita Tributária Federal. No México, sai a balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias.
Na terça-feira (28), começa o feriado do Ano Novo Chinês, que vai fechar as Bolsas de Valores locais até o final desta semana. No Japão, será compartilhado com o mercado a inflação do país no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC), assim como as atas da reunião de política monetária do Banco Central.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na quarta-feira (29), os investidores ficarão de olho na divulgação da taxa básica de juros, a Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Na última reunião da autoridade, em dezembro de 2024, a Selic foi elevada em um ponto percentual para 12,25% ao ano, o que intensificou o cenário de alta dos juros.
À tarde, também teremos a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). No mês passado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) cortou a taxa dos Fed Funds (equivalente à taxa Selic no Brasil) em 25 pontos-base, para a faixa entre 4,25% a 4,50% ao ano.
Quinta-feira (30) é dia de acompanhar a publicação do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, da Zona do Euro, do México e dos Estados Unidos. Esta é a medida mais ampla da atividade de um país e mostra a taxa de crescimento da economia como um todo. Além disso, haverá a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Por aqui, será lançado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel. Ele é utilizado como parâmetro de tarifas públicas, como energia e telefonia, em contratos de aluguéis e de prestação de serviços.
Publicidade
Na sexta-feira (31), o último dia útil da semana, saem os números das vendas no varejo na Alemanha – um medidor de todos os produtos vendidos pelo setor durante o mês – e o IPC do país. No Brasil, veremos a taxa de desemprego nacional e o superávit orçamentário.
Calendário Econômico da Semana
Segunda-feira, 27 de janeiro
Brasil
08:00 – Confiança do Consumidor FGV
08:25 – Boletim Focus
10:30 – Receita Tributária Federal
México
09:00 – Balança comercial
Terça-feira, 28 de janeiro
China
Feriado – Ano Novo Chinês
Japão
02:00 – IPC
20:50 – Atas da Reunião de Política Monetária
Quarta-feira, 29 de janeiro
China
Feriado – Ano Novo Chinês
Zona do Euro
10:45 – Coletiva de Imprensa do BCE
Brasil
14:30 – Fluxo Cambial Estrangeiro
Publicidade
18:50 – Taxa de Juros Selic
Estados Unidos
16:00 – Decisão de política monetária do Fed
16:30 – Coletiva de Imprensa FOMC
Quinta-feira, 30 de janeiro
China
Feriado – Ano Novo Chinês
Alemanha
06:00 – PIB
Zona do Euro
07:00 – PIB
08:30 – Decisão de política monetária do BCE
Brasil
08:00 – IGP-M
México
09:00 – PIB
Estados Unidos
08:30 – PIB
Sexta-feira, 31 de janeiro
China
Feriado – Ano Novo Chinês
Alemanha
04:00 – Vendas no varejo
10:00 – IPC
Brasil
08:00 – Taxa de Desemprego no Brasil
Publicidade
08:30 – Superávit Orçamentário
*Com informações da Investing e da Ágora investimentos