

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (27) a sexta-feira (31), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
Publicidade
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (27) a sexta-feira (31), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A semana começa com destaque para o Brasil. Na segunda-feira (27), teremos a Balança Comercial semanal e o Boletim Focus. O primeiro documento aborda os valores das importações e das exportações de mercadorias. Já o segundo, traz as principais previsões econômicas do mercado e é lançado pelo Banco Central (BC). Outro evento importante é a divulgação da nota à imprensa de política monetária e operações de crédito de abril pelo BC.
No exterior, esperamos os resultados da pesquisa de sentimento econômico de maio da Alemanha trazida pelo instituto IFO.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na terça-feira (28), no território nacional, a Fundação Getulio Vargas (FGV) vai lançar os números referentes à Sondagem da Indústria deste mês. Além disso, vale estar atento para a publicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), uma prévia do IPCA, medição oficial da inflação no Brasil. Nos Estados Unidos, veremos a confiança do consumidor de maio.
Na quarta-feira (29), teremos, no Brasil, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de maio, conhecido como a inflação do aluguel. A sondagem do comércio e de serviços também serão divulgadas. Pouco depois, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai lançar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de abril.
Na agenda internacional, os EUA e a Alemanha estão em foco. No país norte-americano teremos o Livro Bege, relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Na Alemanha, contamos com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) preliminar de maio.
Na quinta-feira (30), o exterior está em destaque. Na Zona do Euro, será divulgada a taxa de desemprego de abril. Nos EUA, teremos os números do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre (preliminar) e a balança comercial do mesmo mês. Na China, esperamos o Índice PMI Composto de maio.
Publicidade
Na sexta-feira (31), o BC do Brasil vai lançar a nota à imprensa sobre a política fiscal de abril. Já na Zona do Euro, veremos o IPC deste mês. Nos EUA, será divulgado os gastos pessoais e o rendimento pessoal de abril.
Ainda sem data ou horário de publicação, é importante destacar que, no Brasil o Tesouro vai lançar o resultado primário do governo central e o relatório mensal da dívida pública federal. Além disso, na Alemanha, esperamos as vendas no varejo. Ambos se referem ao mês passado.
05:00: FIPE: IPC (semanal)
08:00: FGV: INCC-M (mai)
08:00: FGV: Sondagem da construção (mai)
08:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
08:30: BCB: Nota à imprensa – Política monetária e operações de crédito (abr)
10:00: CNI: Sondagem da Indústria da Construção (abr)
15:00: Secex: Balança comercial (semanal)
05:00: Pesquisa de sentimento econômico – IFO (mai)
08:00: FGV: Sondagem da Indústria (mai)
09:00: IBGE: IPCA-15 (mai)
15:00: Caged: Geração de emprego formal (abr)
11:00: Confiança do consumidor – Conference Board (mai)
08:00: FGV: IGP-M (mai)
08:00: FGV: Sondagem do comércio (mai)
08:00: FGV: Sondagem de Serviços (mai)
09:00: IBGE: PNAD Contínua (abr)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
– ANEEL: Definição da bandeira tarifária de energia elétrica (jun)
15:00: Fed: Livro Bege
09:00: Índice de preços ao consumidor (mai) – preliminar
06:00: Taxa de desemprego (abr)
09:30: PIB (1° tri.) – preliminar
09:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
09:30: Balança comercial (abr)
22:30: Índice PMI Composto (mai)
08:30: BCB: Nota à Imprensa – Política Fiscal (abr)
06:00: Índice de preços ao consumidor (mai) – preliminar
09:30: Gastos pessoais (abr)
09:30: Rendimento pessoal (abr)
– Tesouro: Resultado primário do governo central (abr)
– Tesouro: Relatório mensal da dívida pública federal (abr)
– Vendas no varejo (abr)
Fonte: Depec
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador