• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Câmara rejeita taxação sobre fortunas e herança de fundos de previdência; entenda

O destaque do PSOL para a criação do imposto sobre grandes fortunas recebeu 262 votos contra e 136 a favor

Por Iander Porcella

30/10/2024 | 20:09 Atualização: 30/10/2024 | 20:11

Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilton Junior/ Estadão)
Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilton Junior/ Estadão)

A Câmara concluiu nesta quarta-feira (30) a votação do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, que vai agora para análise do Senado. Os deputados rejeitaram a tributação sobre grandes fortunas. Também retiraram a cobrança de imposto sobre herança de fundos de previdência privada e também sobre a distribuição desproporcional de lucros entre sócios.

Leia mais:
  • O embate da taxação do imposto sobre heranças na transferência de participações societárias
  • Ter seguro de vida é uma boa estratégia para fugir de impostos?
  • É possível reverter doação de imóveis para herdeiros?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, os parlamentares autorizaram a transferência de créditos de ICMS ou do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) entre empresas do mesmo grupo econômico.

O texto-base do projeto foi aprovado em agosto, mas a votação de alguns destaques foi adiada, na ocasião, pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O deputado alagoano chegou a dizer a aliados que só retomaria a análise da proposta depois que o Senado aprovasse o primeiro projeto da regulamentação da reforma, mas mudou de ideia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para viabilizar a aprovação do texto, o relator da proposta na Câmara, Mauro Benevides Filho (PDT-CE), elaborou uma emenda aglutinativa com mudanças que foram negociadas com os deputados. As alterações propostas pelo parlamentar foram aprovadas com 404 votos favoráveis e nenhum contrário.

O plenário rejeitou um destaque do PSOL para a criação de um imposto sobre grandes fortunas. A medida, proposta pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), recebeu 262 votos contrários e 136 favoráveis. Apenas a federação liderada pelo PT, o PSB e o próprio PSOL orientaram voto a favor. O governo decidiu não se posicionar e liberou a base aliada para votar como quisesse.

A cobrança do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), o imposto sobre herança, nos planos de previdência privada, como VGBL, foi retirada do texto por meio da emenda aglutinativa apresentada por Benevides. A inclusão dessa medida, uma demanda dos governadores, foi antecipada pelo Estadão/Broadcast em agosto.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, defendia essa tributação e disse, em entrevista ao Broadcast/Estadão, que previdência privada era aplicação financeira e precisava pagar imposto de herança.

Publicidade

O relator também acatou, na emenda aglutinativa, outras duas mudanças pleiteadas pelos deputados: a retirada da cobrança do ITCMD sobre a distribuição desproporcional de lucros entre sócios de empresas e a rejeição da proibição de transferência de créditos de ICMS ou do futuro IBS entre companhias do mesmo grupo econômico.

O segundo projeto de regulamentação da tributária também institui o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e trata da distribuição das receitas para Estados e municípios.

Lira travou a votação dos destaques em agosto após o governo sinalizar que retiraria a urgência constitucional da primeira proposta a pedido do Senado. Agora, contudo, os senadores já têm um calendário definido para a tramitação do texto.

Tanto Lira quanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), querem deixar a reforma tributária como legado de seus mandatos à frente das duas Casas legislativas. Em fevereiro ocorrerá uma nova eleição para as mesas diretoras do Congresso e nenhum dos dois poderá concorrer à reeleição.

Publicidade

A emenda constitucional da reforma tributária foi aprovada em dezembro de 2023, após décadas de discussão, mas ainda é preciso regulamentar essas mudanças na Constituição por meio dos projetos de lei complementares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Câmara dos deputados
  • fortunas
  • Fundos de Previdência
  • herança
  • Reforma tributária
Cotações
04/09/2025 15h52 (delay 15min)
Câmbio
04/09/2025 15h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    FGTS: quando cai o saque-aniversário? Confira datas e valores

  • 5

    Taxas dos CDBs do Master vão a 20,5% ao ano após compra pelo BRB ser negada pelo Banco Central

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Master e BRB: relembre a operação mais polêmica do mercado financeiro
Logo E-Investidor
Master e BRB: relembre a operação mais polêmica do mercado financeiro
Imagem principal sobre o Sua Nota Tem Valor: veja como transformar cupons fiscais em prêmios
Logo E-Investidor
Sua Nota Tem Valor: veja como transformar cupons fiscais em prêmios
Imagem principal sobre o CDBs do Banco Master: o que muda após veto do BC à venda para o BRB
Logo E-Investidor
CDBs do Banco Master: o que muda após veto do BC à venda para o BRB
Imagem principal sobre o Até que idade é obrigatório pagar pensão alimentícia? Entenda o que diz a lei
Logo E-Investidor
Até que idade é obrigatório pagar pensão alimentícia? Entenda o que diz a lei
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe C no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe C no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Motoristas comemoram: este estado terá o IPVA mais baixo em 2026
Logo E-Investidor
Motoristas comemoram: este estado terá o IPVA mais baixo em 2026
Imagem principal sobre o Quer trocar de carro em 2025? Confira os modelos com impostos reduzidos e bons descontos
Logo E-Investidor
Quer trocar de carro em 2025? Confira os modelos com impostos reduzidos e bons descontos
Imagem principal sobre o Golpe no Pix? Novas regras prometem facilitar a recuperação do dinheiro em caso de fraude
Logo E-Investidor
Golpe no Pix? Novas regras prometem facilitar a recuperação do dinheiro em caso de fraude
Últimas: Tempo Real
Campos Neto defende independência do BC em meio a projeto de interferência no Congresso: “Uma conquista muito importante para os brasileiros”
Tempo Real
Campos Neto defende independência do BC em meio a projeto de interferência no Congresso: “Uma conquista muito importante para os brasileiros”

Ex-presidente do BC falou em evento desta quinta-feira do Nubank, onde atua desde julho

04/09/2025 | 15h29 | Por Beatriz Rocha
Compra do Master vetada: saiba por que ativos do banco eram vistos como de alto risco
Tempo Real
Compra do Master vetada: saiba por que ativos do banco eram vistos como de alto risco

Decisão técnica do Banco Central levou ações do BRB (BSLI3) a forte queda e reacendeu debate sobre descasamento de ativos e passivos no Master

04/09/2025 | 15h28 | Por Isabela Ortiz
Ações de bancos reagem de forma mista após veto à venda do Master para o BRB
Tempo Real
Ações de bancos reagem de forma mista após veto à venda do Master para o BRB

Decisão da autarquia expôs fragilidades do Master, mas fortaleceu a leitura de rigor regulatório e beneficiou grandes bancos listados em bolsa

04/09/2025 | 13h07 | Por Isabela Ortiz
Golpes no Lollapalooza 2026: como cibercriminosos atacam fãs e ingressos falsos circulam online
Tempo Real
Golpes no Lollapalooza 2026: como cibercriminosos atacam fãs e ingressos falsos circulam online

Festival de música mais aguardado do Brasil volta a atrair também criminosos digitais, que se aproveitam da alta demanda por ingressos para aplicar fraudes via Pix, QR Code e sites falsos

04/09/2025 | 13h00 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador