

Em 2025, o feriado do Carnaval será comemorado entre os dias 1 e 5 de março. Embora a data não seja considerada um feriado nacional, o ponto é facultativo, ficando a critério das empresas decidir se o trabalhador terá folga, além de definir a carga horária. Para aqueles que conseguirem escapar para os blocos, é importante planejar os gastos durante a folia.
Além dos tradicionais blocos de rua, muitos aproveitam o Carnaval para viajar e curtir festas em outras cidades ou até mesmo fora do país. Produtos típicos nesta época, como bebidas alcoólicas, maquiagens e pacotes turísticos de viagem, acabam sendo uma parte significativa do orçamento de quem deseja aproveitar a festividade de maneira mais intensa.
De acordo com João Victorino, educador financeiro, a chave para não se perder na folia é a antecipação. “O principal erro financeiro ao planejar uma viagem de Carnaval é deixar para comprar passagens e pacotes em cima da hora. Quanto mais antecedência na compra, maiores as chances de encontrar preços melhores e evitar os aumentos típicos da alta temporada”, alerta. Isso evidencia a importância de um bom planejamento, que pode garantir uma experiência mais tranquila e menos onerosa.
Victorino sugere uma estratégia que pode ser vantajosa para quem deseja economizar, sem abrir mão da diversão. “Reunir amigos para comprar em grandes quantidades e negociar descontos é uma maneira eficiente de reduzir custos”, explica. Casas especializadas e atacadistas oferecem preços melhores para compras em volume, o que pode gerar uma boa economia. Com um pouco de planejamento, é possível aproveitar a folia sem comprometer o orçamento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, Maria Giulia Soares Figueiredo, analista de research da Rico, ressalta a complexidade dos fatores que afetam o preço de alguns itens. “No caso das bebidas, a demanda sazonal e a carga tributária podem ser fatores determinantes. Já os pacotes turísticos e passagens aéreas tendem a sofrer impacto de oscilações cambiais e do custo de combustíveis. Na mesma linha, serviços como cabeleireiro e maquiagem são influenciados pelo comportamento da renda disponível da população e a consequente variação da demanda por esses serviços – que tendem a subir em períodos de festas”.
Rafaela de Sá, planejadora financeira, também compartilha sua visão sobre o impacto das bebidas, alimentação, fantasias e ingressos no bolso do brasileiro, recomendando que o cidadão defina um orçamento claro e se atenha a ele. “Isso ajuda a evitar surpresas e mantém os gastos sob controle”, orienta, reforçando a necessidade de cautela nas compras para não ultrapassar os limites do que foi planejado.
Porém, a empolgação pode, muitas vezes, levar a compras desnecessárias, especialmente quando se trata do visual para os blocos. Rafaela também alerta sobre as tentativas de economizar no visual sem perder o estilo. “Se você já tem uma fantasia ou pode customizar algo, aproveite. Às vezes, a festa está no que você já tem, sem precisar gastar mais”, sugere, destacando que criatividade pode ser uma grande aliada nas festividades.
Para quem já exagerou nos gastos e acabou se endividando no Carnaval, Victorino também recomenda prudência na hora de ajustar o orçamento. “A melhor estratégia é cortar despesas em outras áreas. Caso contrário, o que era para ser um momento de alegria pode se transformar em uma grande preocupação financeira”, alerta, reforçando a necessidade de cautela, principalmente após os gastos inesperados da folia.
Publicidade
Veja, na tabela abaixo, as principais dicas para curtir o Carnaval sem fazer buracos na carteira: