• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Cartão de crédito: dívidas atingem 87% das famílias brasileiras, aponta Peic

Para especialistas, programa de renegociação de dívidas e educação financeira são caminhos para evitar bola de neve

Por Rafaela Souza e Daniel Aloisio

07/11/2023 | 10:26 Atualização: 07/11/2023 | 10:26

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O porcentual de famílias brasileiras endividadas com cartão de crédito atingiu o índice de 87%, um crescimento em relação ao mesmo mês de 2021, quando eram 84,9% de famílias com dívidas no cartão. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e obtida por antecipação pelo E-Investidor.

Leia mais:
  • Renegociação do Fies, Desenrola e Feirão Limpa Nome: saiba como quitar as dívidas em 2023
  • Qual o melhor cartão de crédito considerando os juros do rotativo?
  • Por que uma mudança na meta fiscal preocupa o mercado?
  • À vista ou em parcelas? Veja como usar bem o cartão de crédito
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento, esse tipo de endividamento aumentou em todas as faixas de renda e gênero. Isso ocorre num contexto de crescimento, em 2023, da concessão de crédito no cartão,  com um crescimento de 10% nos pagamentos à vista e 28% no parcelado, segundo dados do Banco Central (BC). Os juros dessa modalidade estão num patamar de 445,7% ao ano, em média. São os mais caros entre todas as outras espécies de dívida.

A Peic revelou também que, do total de pessoas com dívidas, 18,1% consideram-se “muito endividadas” em outubro de 2023. No ano passado, eram 17,3%. Do total de consumidores com atrasos, 48,5% estão a mais de 90 dias com a dívida vencida. No ano passado, eram 41,9%. Já 13% das famílias avaliam não ter condições de pagar dívidas atrasadas, índice semelhante ao das pesquisas anteriores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a CNC, o quadro sinaliza que a limitação dos juros e as renegociações de dívidas começaram a ser sentidas pelos consumidores. No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.690/23, que estabelece um teto para a dívida no cartão de crédito do dobro do montante original, caso os bancos não apresentem em 90 dias, a contar da publicação da lei, uma proposta de autorregulamentação.

Essa Lei também cria o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. Alguns setores do mercado financeiro estão a favor de uma regulamentação que mude as atuais regras das compras a prazo. Em agosto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi apontado como defensor do fim do parcelado. Dias depois, ele negou e defendeu a limitação em 12 prestações.

Educação financeira

Para o economista e membro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), Edval Landulfo, parcelar uma compra no cartão de crédito é um método de pagamento utilizado para as pessoas que não têm condição de fazer compras à vista. “Por isso, para as famílias de baixa renda, é comum a utilização do cartão de crédito no parcelado. E eu acho muito difícil as empresas perderem esse público”, projetou.

É justamente nas famílias de renda baixa que estão o maior percentual de consumidores que têm dívidas atrasadas (37,7%) e que não terão condições de pagar esses débitos (18,1%), de acordo com a Peic. Landulfo avalia que a solução para reduzir o endividamento está em investir em educação financeira.

“Tem que comprar com sabedoria. O cartão de crédito vai ser um facilitador se o consumidor souber anotar as parcelas que pagará lá na frente e colocar as despesas no seu planejamento de gastos”, disse. Outras recomendações do especialista são: não emprestar o cartão de crédito, não atrasar o pagamento da fatura e não fazer compras por impulso.

Publicidade

Já a coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP, Claudia Yoshinaga, alerta que o perigo dessa falta de educação financeira da população com o cartão de crédito é perder a noção de quanto custa o valor total da fatura. Isso acontece quando o consumidor compra por impulso ou não tem noção dos seus gastos. Em épocas de Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e Natal (dezembro), a propensão ao endividamento é maior, na avaliação da especialista.

“Existe esse lado perverso do varejo de querer explorar essas datas comemorativas. As pessoas estão sendo levadas a fazerem compras por impulso, o que depois vai custar muito caro na hora de pagar”, afirmou.

Ainda conforme a especialista, o endividamento deve ser controlado por meio de iniciativas que envolvam a implementação de políticas públicas e ações em conjunto com as instituições privadas, como a discussão para a redução dos juros do rotativo do cartão de crédito e o Desenrola Brasil.

“Iniciativas que vão ter o respaldo do governo são importantes para tentar reduzir o endividamento, além de fixar um limite de quanto se deve cobrar de juros em produtos como o crédito rotativo e promover a educação financeira”, pontuou.

Publicidade

Para participar do Desenrola Brasil, basta acessar a plataforma oficial do programa e utilizar a sua conta Gov.br, no nível Prata ou Ouro. Por lá, devedores podem renegociar dívidas negativadas bancárias e não bancárias — como conta de luz, água, varejo, educação, entre outras.

  • Renegociação do Fies, Desenrola e Feirão Limpa Nome: saiba como quitar as dívidas em 2023

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasileiros
  • Cartão de crédito
  • dívidas
  • Familias
Cotações
12/04/2026 18h30 (delay 15min)
Câmbio
12/04/2026 18h30 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    A última janela para doar bens em vida e reduzir impostos sobre herança em São Paulo

  • 2

    Ibovespa hoje renova recorde aos 197 mil pontos e dólar cai a R$ 5 pela primeira vez em dois anos

  • 3

    Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano

  • 4

    Imposto de Renda 2026: veja o calendário de restituição, quem recebe primeiro e como ter prioridade

  • 5

    ISE da B3: como o índice funciona e o que muda quando uma empresa entra ou sai do índice de sustentabilidade

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: recebi o FGTS, preciso declarar?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: recebi o FGTS, preciso declarar?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário: perdeu o prazo do saque? Entenda o que acontece com o seu dinheiro
Logo E-Investidor
Saque-aniversário: perdeu o prazo do saque? Entenda o que acontece com o seu dinheiro
Imagem principal sobre o Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Logo E-Investidor
Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Imagem principal sobre o O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Logo E-Investidor
O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Imagem principal sobre o 15 doenças que dão direito à aposentadoria
Logo E-Investidor
15 doenças que dão direito à aposentadoria
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico da semana: inflação nos EUA, PIB da China e IBC-Br no Brasil guiam os mercados
Tempo Real
Calendário econômico da semana: inflação nos EUA, PIB da China e IBC-Br no Brasil guiam os mercados

Agenda entre 13 e 17 de abril reúne dados de inflação, atividade global e discursos de bancos centrais que podem mexer com juros e apetite por risco

12/04/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Dividendos e JCP na semana: B3, Telefônica, Renner e IRB lideram pagamentos na Bolsa
Tempo Real
Dividendos e JCP na semana: B3, Telefônica, Renner e IRB lideram pagamentos na Bolsa

Agenda entre 13 e 17 de abril traz fluxo relevante de proventos com destaque para telecom, varejo e serviços financeiros

12/04/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Alívio em Bolsas e no petróleo fica sob risco com nova escalada entre EUA e Irã
Tempo Real
Alívio em Bolsas e no petróleo fica sob risco com nova escalada entre EUA e Irã

Negociações fracassam, Trump ameaça Ormuz e fluxo global de petróleo volta a preocupar

12/04/2026 | 16h10 | Por Pedro Lima
Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2026? Veja regras atualizadas, limites e quem cai na obrigatoriedade
Tempo Real
Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2026? Veja regras atualizadas, limites e quem cai na obrigatoriedade

Receita reforça cruzamento de dados e alerta que declaração vai além da renda, envolvendo patrimônio, investimentos e até criptomoedas

11/04/2026 | 06h30 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador