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Safra avalia se Cielo (CIEL3) pode ter recuperação gradual de tendências

O banco acrescenta que ajustes do preço no segmento de grandes contas parecem estar mais balanceados

Safra avalia se Cielo (CIEL3) pode ter recuperação gradual de tendências
Fachada da Cielo (CIEL3). (Foto: Cielo)

Fatos mais recentes no setor de pagamentos indicam uma recuperação gradual de tendências para a Cielo (CIEL3), afirma o Safra. O banco diz que ajustes de preço no segmento de grandes contas parecem estar mais balanceados, reduzindo o risco de uma saída relevante de clientes da base da companhia no quarto trimestre.

“Nos primeiros nove meses do ano, a Cielo viu um ambiente de mercado desafiador, aliado à inflação muito baixa, preços agressivos em grandes contas e um crescimento real baixo no consumo e na economia”, escreve o analista Daniel Vaz, em relatório enviado a clientes.

O texto faz um relato de conferência entre o banco, o chefe de Relações com Investidores da credenciadora, Daniel Diniz, e o gerente de RI, Luiz Perez. De acordo com o Safra, no segmento de pequenas e médias empresas, em que o desempenho da Cielo neste ano foi fraco, Diniz vê o potencial de melhoria nos números diante dos recentes reforços na equipe comercial e em processos de venda e retenção.

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“Apesar dos desafios relacionados aos custos da expansão comercial, a companhia entende estar investindo para o longo prazo, em busca de um maior valor dos clientes da ponta alta do segmento”, escreve Vaz.

Segundo ele, a Cielo já contratou 400 dos mil agentes comerciais que planejou contratar, e deve terminar mais uma “onda” com 300 agentes até o fim do primeiro trimestre de 2024. As possíveis contratações dos outros 300 estão sob análise. Se todas as vagas forem abertas, o custo anual deve ser de R$ 180 milhões.

O Safra relata ainda que a credenciadora destacou melhoria no relacionamento com os bancos controladores, Bradesco  (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3), que também são importantes canais de venda e relacionamento com os clientes.

Outro assunto da reunião foi o potencial dos produtos de antecipação de recebíveis, em especial a antecipação automática, chamada de Receba Rápido pela Cielo. De acordo com Vaz, a companhia informou que cerca de 60% dos novos clientes que entram através de canais próprios utilizam o produto, e a ideia é aumentar essa participação tanto nos canais próprios quanto nos bancos.

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“Diniz reconheceu a atual racionalidade do setor, e disse que acredita que este momento pode se estender, dado que é a primeira vez que grandes competidores podem gerar caixa positivo e, potencialmente, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) acima do custo de capital”, diz ele. Segundo o analista, a Cielo não tem apetite para aquisições “irracionais”, e eventuais decisões serão tomadas de acordo com oportunidades e ofertas complementares.

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