Últimas notícias

Como as eleições globais em 2024 podem impactar o mercado? Citi avalia

Nesse ano, contamos com as eleições em países como os Estados Unidos, Reino Unido, México e Índia

Como as eleições globais em 2024 podem impactar o mercado? Citi avalia
(Foto: Envato Elements)

Este ano será marcado por eleições em vários países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, México e Índia. Para o Citi, os pleitos serão importantes para definir o cenário geopolítico global e influenciar a trajetória da economia, mas o impacto de cada um deles dependerá de uma série de fatores.

Entre os mercados desenvolvidos, os resultados das urnas não costumam alterar significativamente as perspectivas para os negócios acionários, de acordo com a análise. A volatilidade tende a aumentar perto do dia da votação, mas logo em seguida as ações retomam a trajetória ascendente, segundo estudo que analisou 134 eleições em 17 países.

O banco acrescenta que as bolsas geralmente caem quando os pleitos levam a uma mudança de governo e têm desempenho melhor quando há continuidade. “Contudo, após uma eleição de mudança, as ações tendem a se recuperar num horizonte mais longo, potencialmente à medida que os mercados se ajustam a um novo cenário político”, pondera.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre emergentes, o Citi identifica uma enfraquecimento dos mercados de ações às vésperas da eleição e uma consequente retomada no período posterior. Neste caso, diferentemente dos desenvolvidos, não há muito efeito negativo de pleitos que levam à mudança de poder, destaca.