O Citi avaliou, em relatório, as possíveis repercussões do pedido de recuperação judicial da Americanas para outros varejistas de e-commerce brasileiros, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Via. Para o propósito, assumiu que o tráfego online da Americanas migrará totalmente para outros players. Com base nesta análise preliminar, o banco espera que o valor bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) online da Magalu cresça 18%, seguido por Via (+15%) e Mercado Livre (+11%).
Leia também
“Lembre-se de que este exercício é apenas uma estimativa do potencial de vendas online. Para as lojas físicas, o mercado é muito mais fragmentado, e os negócios offline da Americanas (como General Merchandiser) atendem a uma categoria muito mais ampla de players, que vão desde eletroeletrônicos, eletrodomésticos, alimentos, bebidas e até moda”, pontua o relatório do banco.
Assim, em termos de participação de mercado, o Citi espera que, em 2023, Mercado Livre fique com 40,3%, Magalu 19,4%, Via 9,0% e outros 31,3%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Citi observa que há evidências de “sobreposição de público”. A partir da coleta de números de tráfego (usuários ativos de desktop) da SimilarWeb, que indicam que a maior sobreposição de audiência (ou seja, usuários de Americanas que também compram nas plataformas) é com Mercado Livre em 78,4%, seguido por Magalu em 58,4% e Via em 37,2% . Entre outras plataformas não listadas, a sobreposição da Amazon com a Americanas é de 40,4%.
Embora o Similarweb forneça uma “boa ideia” da sobreposição de tráfego, ele não fornece a sobreposição do valor bruto de mercadoria real, dizem os analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo. “Por esse motivo, estamos fazendo suposições (abertas para discussão) sobre para onde o GMV da Americanas pode migrar com base no perfil de cada empresa – por exemplo, quando há maior ou menor exposição ao mercado. Naturalmente, os usuários de mercadorias próprias da companhia devem migrar para a Magalu, enquanto o Mercado Livre provavelmente levaria a maior parte do marketplace”, afirmam.