Últimas notícias

Citigroup vê chances de recessão global próximas de 50%

O Citigroup disse que, embora os riscos de recessão sejam maiores, todos os três cenários de um "pouso suave

Logo do Citi 12/05/2016. REUTERS/Athit Perawongmetha/File Photo

O Citigroup prevê uma probabilidade de quase 50% de uma recessão global, uma vez que os bancos centrais correm para aumentar as taxas de juros para acabar com a inflação, que tem sido parcialmente alimentada pelo impacto da guerra da Ucrânia e da pandemia de Covid-19.

A recessão é um “risco cada vez mais palpável” para a economia, escreveram analistas do Citigroup em uma nota na quarta-feira, em que avaliam a provável trajetória de crescimento global nos próximos 18 meses.

“A experiência da história indica que a desinflação muitas vezes acarreta custos significativos para o crescimento, e vemos a probabilidade agregada de recessão se aproximando agora de 50%”, disseram os analistas.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Vários bancos centrais, incluindo o Federal Reserve dos EUA, têm aumentado agressivamente as taxas de empréstimo à medida que o custo de vida atinge níveis recordes. O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quarta-feira que o banco central norte-americano não está tentando desencadear uma recessão, mas que está empenhado em controlar os preços.

O Citigroup disse que, embora os riscos de recessão sejam maiores, todos os três cenários de um “pouso suave, inflação mais alta e recessão global (são) plausíveis e devem permanecer em nosso radar”, com algo mais próximo de um pouso suave como seu cenário básico.