Em agosto, a Claro ganhou 56 mil clientes, seguida pela Vivo (VIVT3), com 12 mil. Já a TIM perdeu 113 mil usuários de telefonia móvel no mês. Correndo por fora, a Surf Telecom ganhou 17 mil, e a Brisanet (BRST3), 12 mil, enquanto Algar perdeu 1 mil usuários.
“A Claro continua liderando a portabilidade mensal, seguida pela Vivo, enquanto a TIM continua a ter uma performance inferior, com perda de acessos”, descreveram os analistas do Citi, em relatório.
De janeiro a agosto deste ano, a Claro ganhou um total de 418 mil clientes via portabilidade, enquanto a Vivo atraiu 137 mil, e a TIM viu irem embora 861 mil usuários, segundo os dados da Anatel compilados pelo banco.
O Citi não apresentou razões para essa dinâmica. No mercado, uma hipótese que vem sendo levantada é a capacidade de Claro e Vivo (VIVt3) se sobressaírem por oferecerem planos do tipo ‘convergentes’, isto é, que reúnem internet móvel e fixa num só pacote. Já a TIM (TIMS3) não oferece a mesma oferta em grande escala, pois sua cobertura de banda larga é pequena.
Excluindo as três grandes operadoras nacionais, a Surf Telecom tem sido a surpresa nesse mercado, conquistando 118 mil contas no ano. A Algar sofreu perdas de 5 mil no ano, e a Brisanet (BRST3) agregou 85 mil.