O Nubank vai permitir que os clientes aumentem o limite do cartão de crédito através de recursos depositados nas chamadas Caixinhas, recurso da fintech para a organização do dinheiro. O chamado Nu Limite Garantido pode ser ativado pelo aplicativo, com a reserva de valores a partir de R$ 1.
Leia também
O recurso utilizado para garantir o limite adicional continua rendendo a partir da aplicação em Recibos de Depósito Bancário (RDBs) do Nubank, que hoje rendem a 100% do CDI e têm liquidez imediata. O valor total guardado na Caixinha pode ser sacado após o cliente pagar a fatura em aberto.
Em casos de não pagamento, o dinheiro guardado será utilizado para quitar o valor em aberto no sétimo dia de atraso. De acordo com a fintech, a nova funcionalidade vinha sendo solicitada pelos clientes, e a liberação entre os usuários do Brasil será gradual.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O Nu Limite Garantido é uma inovação que faz o dinheiro do cliente trabalhar muito mais por ele, servindo como mais poder de compra, com o aumento de limite instantâneo, e também com o rendimento da Caixinha”, diz Rusen Baragiola, líder da área de cartões do Nubank. “Esse é um primeiro passo para oferecer ainda mais opções de crédito colateralizado utilizando ativos financeiros como garantia, de forma prática e segura dentro do nosso app.”
Movimento de mercado
O neobanco está diversificando sua base de produtos em busca de linhas de crédito de menor risco, como o consignado. Ao mesmo tempo, embarca com um recurso inédito em movimento visto em outras fintechs: o de utilizar aplicações financeiras dos clientes para elevar os limites do cartão de crédito, agregando uma garantia ao produto, que não tem colaterais.
“Aqui no Nubank, enxergamos o cartão de crédito como mais uma ferramenta para o planejamento financeiro das pessoas, como por exemplo para concentrar os gastos financeiros do mês de forma organizada”, prossegue Baragiola. “Com o Nu Limite Garantido, a proposta é transformar diferentes tipos de investimentos em mais limite no cartão de crédito, de forma instantânea e prática para o consumidor.”
Em outras instituições, todo o limite do cartão está associado a aplicações em ativos como certificados de depósito bancário (CDB), o equivalente do RDB emitido por bancos. No mercado, esse produto tem substituído o cartão pré-pago, que passa neste ano a ter limites de tarifa de intercâmbio, o que desestimula sua emissão.