Como Desbloquear Empréstimo Consignado do INSS e Emitir Extrato: Guia Completo (Foto: Adobe Stock)
Na manhã desta quinta-feira (8), o Diário Oficial da União (DOU) publicou um despacho que bloqueia automaticamente o acesso aos descontos do crédito consignado para trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Junior, a medida vale independentemente da data de concessão do benefício. No entanto, os segurados ainda podem solicitar o desbloqueio do empréstimo, conforme os serviços oferecidos pelo próprio INSS.
Desde o escândalo previdenciário revelado em abril pela Controladoria Geral da União (CGU), a fiscalização já apontava que a maioria dos descontos no INSS não foram autorizados pelos aposentados. A descoberta levou à elaboração de novas medidas protetivas aos contribuintes, detalhadas nesta matéria do E-Investidor.
Para bloquear ou desbloquear o benefício do INSS, o governo disponibiliza um serviço online que pode ser acessado clicando aqui. Os contribuintes com permissão de uso são: aposentados, pensionistas e representantes legais (com tutela, curatela ou guarda reconhecida). Procuradores comuns não podem acessar a plataforma, nem fazer empréstimos em nome do titular.
Agora, veja o passo a passo de como desbloquear seu empréstimo em casa:
Acesse o site ou aplicativo do “Meu INSS”;
Faça login com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha;
Na barra “Do que você precisa?”, digite “Bloquear/Desbloquear”;
Escolha o serviço e siga as orientações.
Para acompanhar o pedido, basta clicar em “Consultar Pedidos”. A análise pode levar até 45 dias corridos e o serviço é gratuito.
Caso o contribuinte deseje realizar o pedido presencialmente, basta levar consigo um documento de identificação com foto, como o Registro Geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), saber o próprio CPF e, caso seja representante legal, apresentar o termo de representação oficial.
Como emitir o extrato do empréstimo consignado?
O INSS permite que os segurados consultem todas as informações relacionadas aos empréstimos consignados vinculados ao seu benefício. No documento gerado, é possível verificar quais empréstimos estão ativos, os valores das parcelas, os prazos de pagamento e a margem consignável disponível — ou seja, quanto ainda pode ser utilizado para novos empréstimos. Além disso, o extrato também apresenta os contratos firmados com bancos parceiros a partir de outubro de 2021.
Esse serviço está disponível para qualquer pessoa que possua um benefício ativo ou inativo no INSS, como aposentadoria ou pensão. Além disso, pode ser solicitado totalmente pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Para emitir o extrato, o contribuinte deve acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”, fazer login com CPF e senha, digitar “Extrato de Empréstimo” na barra “Do que você precisa?” e, em seguida, selecionar o serviço. O documento será gerado automaticamente e estará pronto para download.
O extrato pode ser obtido por meio dos seguintes canais:
Aplicativo “Meu INSS” (disponível no Google Play e App Store);
Site oficial do INSS;
Telefone 135 (em caso de indisponibilidade do sistema online);
Presencial, mediante agendamento prévio.
No online, o atendimento para conseguir o extrato do empréstimo consignado será imediato. Já no presencial, existe um prazo de até 30 dias corridos.