Veja o desempenho do dólar na sessão. Foto: Adobe Stock
O dólar hoje fechou em alta no mercado local, em dia de liquidez reduzida pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (27), a moeda americana subiu 0,33% a R$ 5,3521. Na última sessão, a divisa havia recuado 0,78%, com o crescimento das apostas por corte de juros nos Estados Unidos em dezembro – fator que, estruturalmente, contribui para um dólar global mais fraco.
Segundo Elson Gusmão, diretor de câmbio da Ourominas, o feriado nos EUA tende a amplificar oscilações e limitar a referência vinda do mercado externo. “Globalmente, a combinação entre dólar enfraquecido e menor apetite ao risco nos mercados desenvolvidos continua favorecendo moedas de países emergentes, inclusive o real, embora o feriado americano limite hoje a formação de preço e aumente a volatilidade intradiária”, afirma.
O especialista avalia que, para quem planeja viagens, importações ou possui exposição a moedas estrangeiras, o atual patamar ainda indica um cenário relativamente estável, mas sujeito a movimentos rápidos conforme novas informações domésticas ou externas surgirem.
Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, aponta que a alta do dólar hoje reflete um movimento típico de correção. “Depois de três dias consecutivos de valorização do real, o movimento técnico de realização e ajuste ganhou força, abrindo espaço para uma alta pontual da moeda. Além disso, o aumento das rolagens de contratos futuros na véspera da última Ptax de novembro adicionou volatilidade ao mercado, reforçando o viés comprador e contribuindo para a pressão de apreciação do dólar”, diz.
Os destaques da agenda no Brasil
No Brasil, o mercado monitorou nesta quinta-feira os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O mercado de trabalho brasileiro criou 85.147 novos empregos formais em outubro. O saldo é resultado de 2.271.460 admissões e 2.186.313 desligamentos. Em setembro, o resultado havia sido positivo em 213.002 vagas, já incorporando os ajustes na série.
O dado ficou abaixo da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que apontava para um saldo positivo de 120 mil postos de trabalho com carteira assinada. As expectativas para esta leitura variavam de 58.306 a 160 mil vagas.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta tarde que o cenário anda na direção que a autoridade monetária gostaria, mas talvez não tão rápido quanto o desejado.
“Os dados novos continuam apontando nessa direção que comentamos de que a política monetária está sim funcionando, mas funcionando de uma maneira bastante lenta, em uma economia que vem apresentando uma resiliência para o nível de restrição que a gente colocou na política monetária”, disse, em evento promovido pela Itaú Asset Management.
Publicidade
Confira aqui em tempo real o dólar e as notícias sobre as principais moedas internacionais.